Páginas

terça-feira, outubro 01, 2013

A VIDA VALE!


Começando pelo ambiente em que vivemos, damo-nos conta da importância de todo ser vivente no complexo e delicado sistema da natureza que nos abriga e sustenta.

DE MUITAS MANEIRAS, O AMBIENTE DA VIDA É AGREDIDO E A CONSEQÜÊNCIA É A PERDA DE CAPACIDADE DO AMBIENTE PARA BEM HOSPEDAR A VIDA.

Ainda há poucos dias, divulgavam-se novos dados alarmantes sobre o aquecimento global e o aumento médio da temperatura do planeta Terra, que pode chegar a quase 5 graus centígrados nos próximos 50 anos! 

E confirmava-se um dado que já era conhecido: o principal agente da degradação do ambiente da vida é o próprio homem, com suas relações e intervenções inadequadas na natureza.

A SEMANA NACIONAL PELA VIDA É, SOBRETUDO, UMA PROPOSTA PARA VALORIZAR MAIS A VIDA HUMANA.

São impressionantes a banalização da violência e as agressões à vida humana! Fere-se e mata-se uma pessoa com muita facilidade! 

A saúde pública no Brasil está na UTI e grande parte da população não tem acesso aos cuidados essenciais da saúde. Muitos brasileiros ficam abandonados a si mesmos na doença e na velhice!
A vida e a dignidade humana são aviltadas também no trabalho semi-escravo, na guerra, no tráfico de pessoas para a exploração sexual e na escravidão das drogas. 

Passar pelas “cracolândias” e pelas “ruas do sexo” nas metrópoles brasileiras chega a ser deprimente e revoltante! Quem disse que são coisas de obscuros tempos do passado?!

A vida também é aviltada nas condições de pobreza e miséria, que continuam a existir apesar de tudo! Como pode uma cidade como São Paulo continuar a conviver diariamente com cerca de 15 mil “moradores de rua”, sem que, aparentemente, nada seja feito para ajudar esses irmãos a embarcarem novamente no trem da história?

PARTE TRISTE DESSAS AGRESSÕES À VIDA HUMANA CONTINUA SENDO O ABORTO PROVOCADO, QUE ALCANÇA CENTENAS DE MILHARES DE CASOS CADA ANO!
 E, de maneira espantosa, pretende-se legalizar o aborto para “salvar vidas”, até mesmo como se isso fosse um direito humano! 

Matar seres humanos inocentes e indefesos seria um direito humano?! Ao se pensar na valorização e no apreço pela própria vida, também não se pode deixar de ter apreço pela vida do outro!

No Congresso Nacional tramita há quase 6 anos o projeto de lei do Estatuto do Nascituro, mediante o qual se reconhece que o feto e o bebê, que se prepara para vir ao mundo já tem direitos a serem reconhecidos e respeitados. 

Rezamos para que esse Projeto de Lei seja aprovado; seria um avanço civilizatório no Brasil!
A vida é sempre um bem; o desprezo e o vilipêndio à vida são sinais de perda de humanidade. A vida vale mais que qualquer outro bem!

O “MOVIMENTO NACIONAL DA CIDADANIA PELA VIDA” DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REALIZA NO PRÓXIMO DIA 05 DE OUTUBRO DE 2013, ÀS 9 HORAS DA MANHÃ, A PRIMEIRA “CAMINHADA EM DEFESA DA VIDA”, COM CONCENTRAÇÃO NA CANDELÁRIA SE DESLOCANDO ATÉ A CINELÂNDIA NO CENTRO DO RIO.

ASSIM COMO O ESPÍRITO DESTE MOVIMENTO, ESTA CAMINHADA É ACONFESSIONAL E SUPRAPARTIDÁRIA, LUTANDO PELA PROMOÇÃO E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DESDE A CONCEPÇÃO A MORTE NATURAL.

CONVOCAMOS TODOS AQUELES QUE ACREDITAM NO VALOR INVIOLÁVEL DA DIGNIDADE HUMANA PARA CAMINHAREM CONOSCO POR UM BRASIL DE PAZ ONDE A VIDA É VALORIZADA E RESPEITADA SEMPRE.

"CUIDAR DA VIDA E TRANSMITIR A FÉ"
A VIDA HUMANA É O VALOR MAIS PRECIOSO E BELO SOBRE A TERRA. 

A NÓS CABE FAZER RESPLANDECER ESTA BELEZA EM TODAS AS ETAPAS DE SUA EXISTÊNCIA, SUA GRANDEZA INCOMPARÁVEL, SUA MISTERIOSA ORIGEM E SEU DESTINO ETERNO, NESTES TEMPOS NOS QUAIS A MORTE PARECE MAIS AMADA QUE A VIDA.




Cardeal Odilo P. Scherer - Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo
Dom Orani João Tempesta - Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro
CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil 
Campanha da Fraternidade 2014 - "Fraternidade e Tráfico Humano"
Pastoral Familiar - Pastoral da Terceira Idade - Pastoral da Criança
Movimento Nacional da Cidadania pela Vida "Brasil sem aborto"
CEERJ - FENASP



-----