Páginas

quinta-feira, julho 09, 2015

PAPA FRANCISCO SE DESPEDE ABENÇOANDO O POVO EQUATORIANO

 A VISITA DO PAPA A VIRGEM DE EL QUINCHE, PADROEIRA DO EQUADOR
Ao chegar ao Santuário de "El Quince" para o encontro com os religiosos, último compromisso no Equador, antes de viajar à Bolívia, o Papa Francisco escreveu uma mensagem do "Livro de Ouro" e rezou diante da imagem, onde colocou um Terço:

"Mãe, Virgem de Quinche, cuide do povo equatoriano, são teus filhos, Mãe!"
A FÉRULA USADA POR FRANCISCO
Na missa celebrada, em Quito e no Parque de Los Samanes, em Guayaquil, o Papa Francisco optou em usar uma férula simples, de madeira, mas simbolicamente importante, e que acabou suscitando a curiosidade de muitas pessoas.
As imagens mostram o Pontífice segurando, na verdade, uma cópia da férula de madeira feita por Fesal, um jovem refugiado somali, chegado na Itália em um barco que naufragou na costa da Sicília. Fesal foi acolhido pela Cooperativa social “Jobel” do Consórcio “O caminho” de São Remo.
O artefato em madeira foi realizado em uma pequena oficina chamada Pègua Nèigra, que em dialeto ligúrio significa “ovelha negra”, e entregue ao Papa pela cooperativa em 2014, sendo utilizado pelo Pontífice no Domingo de Ramos e na viagem à Terra Santa, onde foi danificado. 
A pedido do próprio Francisco, foi feita uma cópia exata do original, porém com madeira de oliveira de Belém. Na missa em Guayaquil, assim, Francisco decidiu usar esta férula, idêntica à original, feita pelo jovem refugiado somali.
O “Caminho”, fundado na cidade da Ligúria em 1994 com o objetivo de acompanhar a inserção no mercado de trabalho de detentos e ex-toxicômanos, é hoje um consórcio que apoia 150 pessoas em trabalhos de limpeza, marcenaria e jardinagem, enquanto muitos outros estão comprometidos no campo sócio-educativo entre São Remo, Imperia e Savona.

Férula papal (do latim Ferula pontificalis: bastão pontifical) é uma insígnia papal, em forma de bastão alto encimado pela cruz. É definido como um bastão, à guisa de cetro, que desde a Idade Média era colocado na mão do Papa depois de sua eleição para significar o seu poder espiritual e temporal.
A férula papal é similar ao báculo usado pelos bispos, diferenciando-se pela parte superior em cruz, no lugar da voluta. Não há registros do uso do báculo pelos papas, pelo fato de sua voluta significar limitação de poder, o que não se aplica ao soberano pontífice. 
Não há, nos monumentos em Roma, registro iconográfico do uso do báculo pelos papas, indicando que o mesmo não fazia parte das insígnias papais. Ademais, Inocêncio III, no século XIII, escreveu em seu De sacro altaris mysterio: “Romanus Pontifex pastorali virga non utitur”.

Catholic News Service
News.va

--