quarta-feira, novembro 27, 2019

FESTA DE SÃO CONRADO









Por ocasião da Solenidade de São Conrado de Constança, presidiu a Eucaristia Fr Roan , pároco da Paróquia de Santa Mônica, no Leblon. A razão da comunidade de São Conrado convidar os padres agostinianos recoletos tem haver com a própria história da Paróquia de São Conrado . Fr Francisco Martínez , já falecido, foi o primeiro pároco da então criada paróquia em julho de 1969. A presença de Fr Roan , Fr José Antônio, Fr Salvador e Fr Manolo e de Padre Marcos , atual pároco , é um sinal de reconhecimento do trabalho realizado pelos padres agostinianos em São Conrado antes e depois da criação da Paróquia.


HOMILIA DE FR ROAN NA SOLENIDADE DE SÃO CONRADO, 26 DE NOVEMBRO DE 2019. NO JUBILEU DE OURO DA CRIAÇÃO DA PAROQUIA DE SÃO CONRADO 1969/2019


PARA INÍCI0 DE CONVERSA

Se não temos grandes conhecimentos de geografia, saberemos, no mínimo, com certeza, que a terra se move em, pelos menos, dois movimentos:
O movimento que a terra faz em torno do sol (que ela realiza em um ano) chamado movimento de translação
E o movimento que a terra faz em torno de seu próprio eixo (que ela realiza em um dia) chamado movimento de rotação
A terra, "a nossa mãe terra, que nos sustenta e nos leva", como cantava S. Francisco de Assis nos ensina que devemos estar em movimento... Sempre... Nesse exato momento, sem percebermos estamos nos movendo... Em rotação... Em translação...


O EVANGELHO DA SAÍDA

O texto evangélico que acabamos de escutar foi acrescentado, em algum momento ao Evangelho de Marcos como um apêndice onde se recolhe o mandato final de Jesus: "Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura"
"Ide": o Evangelho não deve ficar parado no interior do pequeno grupo dos discípulos de Jesus
"Ide": Ele precisa sair e se deslocar para chegar "ao mundo inteiro", "a toda a criatura"
Os discípulos de Jesus realizaram este imperativo a partir de duas atitudes: confiança absoluta ação de Deus e responsabilidade de serem discípulos-missionários


OS EVANGELIZADORES EM SAÍDA

"Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura": compreenderam bem essa confiança em Deus e responsabilidade de serem seus discípulos, tantos missionários que saíram de suas terras, de suas culturas, do seu modo de crer e expressar a fé (até mesmo "saíram" do seu modo de falar!) e anunciaram o Evangelho em novas culturas. Graças sejam dadas por estas vidas!!!
Sim: Hoje, nessa Eucaristia, damos graças a Deus porque o Evangelho chegou a nós, em nossa realidade de Brasil, de Rio de Janeiro, de S. Conrado por tantos homens e mulheres "em movimento"
Damos graças a Deus porque aqui, nessa Comunidade, a confiança absoluta na ação de Deus nunca faltou, assim como nunca faltou a responsabilidade de anunciar sua Boa Notícia de Salvação


UMA IGREJA EM SAÍDA

Como ontem, hoje precisamos fazer perguntas que nos balizarão nosso movimento como Igreja:
Por quais caminhos Deus anda buscando os homens e mulheres do nosso tempo? Como Ele quer ser Boa notícia ao ser humano dos nossos dias?
Nesta Festa de São Conrado, iluminados pela Palavra do Evangelho e animados pelo zelo das almas que cultivou nosso Padroeiro durante a sua vida de Pastor, busquemos viver na absoluta confiança em Deus
Deus continua trabalhando com amor infinito nos corações e nas consciências de todos os seus filhos e filhas
Deus não está bloqueado por nenhuma crise econômica, nenhuma crise de valores, nem sequer por uma crise de fé: Ele não está esperando que, a partir da Igreja, nós ponhamos em funcionamento nossos planos de restauração ou projetos de inovação
Ele continua atuar em homens e mulheres de boa vontade, em todos os tempos e lugares, porque os tempos e os lugares são dEle... Descubramos este agir silencioso de Deus nos corações de nossos irmãos/ãs
Por outra parte, Deus é o Deus-humilde que não dispensa nossa colaboração
Também nesta Festa de São Conrado, iluminados pela palavra do Evangelho e animados pelo zelo das almas que cultivou nosso Padroeiro durante a sua vida de Pastor, somos convidados a movermos, em direção àquela "Igreja em saída" tão pedida pelo nosso Papa Francisco e tão necessária em nossos dias
Uma comunidade de discípulos-missionários de Jesus que sai de si mesma porque tem uma riqueza para partilhar com os homens e mulheres de hoje... Formemos uma Igreja em saída, em movimento, no agir silencioso de nossa presença na vida de nossos irmãos/ãs
Uma comunidade de discípulos-missionários de Jesus que é hospital de campanha e campo de refugiados,
num mundo cada vez mais necessitado da presença de Deus e da presença de verdadeiros irmãos
Construamos, juntos, o Reino que escutávamos domingo passado: "Reino de Verdade e de Vida, de Santidade e de Graça, Reino da Justiça, do Amor e da Paz", que pela graça de Deus se aproxima de cada de nós como dom e tarefa: dom de Deus e tarefa nossa. Feliz e Santa Festa de S. Conrado a todos!!!