terça-feira, janeiro 21, 2020

II DOMINGO DO TEMPO COMUM














1 - Vocação profética do Batismo

A Palavra que acabamos de ouvir fala de vocação. Existe uma espécie de equívoco quando se fala de vocação, porque logo se pensa em vocações específicas: ser padre, ser freira, tornar-se monge. Sim, existem vocações específicas, mas estas acontecem num contexto de uma fonte vocacional, que é o Batismo. Aquilo que ouvimos na 1ª leitura, por exemplo, aplica-se a cada um de nós. Deus nos prepara para uma missão que tem como característica o profetismo. Todos somos chamados a ser profetas. Aqui é preciso entender que profeta, na Bíblia, não tem nada a ver com previsão do futuro. Profeta significa ser testemunho de Deus. Por isso, desde o Batismo somos vocacionados, chamados, preparados para testemunhar o Evangelho.



2 - Testemunhar a fé

A principal atividade do profeta, portanto, é testemunhar sua fé. Nós cristãos somos profetas vivendo com os valores do Evangelho. Isto tem a ver com duas vocações, descritas por São Paulo, na 2ª leitura: o apostolado e a vocação à santidade. Somos chamados a ser apóstolos e a ser santos e santas. Ser apóstolo do Evangelho é ingressar no caminho da santidade proposto pelo Evangelho. Nós cremos que o Evangelho dá sentido à nossa vida. Crer, mas não sentido de uma crença, mas de um modo de viver. Nossa religião ilumina-se no Evangelho e isso significa que nossa religião é um chamado, uma vocação para se viver de acordo com o Evangelho. Nós somos tocados pela santidade divina quando vivemos de acordo com aquilo que diz o Evangelho.



3 - Testemunhar com a vivência

Um testemunho muito bonito, nesse sentido, é a figura de João Batista. Ele tinha a vocação de preparar o caminho do Messias e assim viveu apresentando Jesus ao povo. Isso acontece de dois modos: falando de Jesus para os outros e, o segundo modo, vivendo como discípulo e discípula de Jesus. Vivendo o Evangelho, quer dizer, colocando os valores do Evangelho no nosso modo de viver, no nosso modo de pensar, no nosso modo de agir. Viver com os valores do amor, da fraternidade, da misericórdia... Nós somos chamados, temos a vocação de ser discípulos e discípulas de Jesus. Isto significa dizer que, Jesus, em nossa religião, é nosso Mestre de vida. É seguindo o Evangelho, que profetizamos, testemunhamos com palavras e com o modo de viver que Jesus é o nosso Salvador e nosso Mestre. Amém!