As fortes chuvas começaram por volta das 2h da
madrugada desta quinta-feira, 3 de janeiro, em Xerém, distrito de Duque de
Caxias, na Baixada Fluminense, provocando uma morte. A chuva levou muita
destruição e deixou centenas de pessoas desabrigadas. Rios e córregos da região
subiram rapidamente, moradores deixaram as casas praticamente só com a roupa do
corpo. A força da correnteza arrastou casas inteiras, deixou carros empilhados
e destruiu quatro pontes.
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta,
lamentou a tragédia e enfatizou a campanha para ajudar as vítimas das chuvas:
- Todo ano, nesse mês de janeiro, nós vemos que as chuvas se intensificam e nós sabemos dessa realidade urbana aqui em nossa região do Rio de Janeiro, que sofre com relação às chuvas, ao deslizamento, a inundações... famílias perdem seus bens, perdem suas casas, algumas pessoas perdem também a vida. (...) A arquidiocese do Rio de Janeiro através da Cáritas Arquidiocesana está fazendo sua arrecadação tanto de dinheiro, como de alimentos, água e algumas coisas necessárias para as pessoas, para enviarmos através das Cáritas também dessas cidades e Dioceses, para as pessoas que mais necessitam. É um jeito de nós encontrarmos Cristo na pessoa do outro, afirmou.
Há previsão de mais chuva forte para as próximas horas em Teresópolis, na Região Serrana Fluminense, e as equipes da Defesa Civil do município estão em regime de alerta. O órgão informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a chuva levou ao acionamento das sirenes do sistema de alerta em cinco comunidades localizadas em áreas de risco: até o momento, 206 pessoas foram encaminhadas para pontos de apoio, como medida preventiva.
Dom Orani lembrou ainda que o tema da Trezena de São Sebastião é uma motivação para a solidariedade neste momento:
- Nós vamos iniciar essa jornada toda com relação à Trezena de São Sebastião, mas desde já, as pessoas podem fazer suas doações em dinheiro para a Cáritas Metropolitana do Rio de Janeiro, para que possamos enviar para as Dioceses que estão precisando da nossa ajuda. É um jeito também de nós encontrarmos no outro, aquele irmão, já que o tema desse ano da Trezena de São Sebastião é: “São Sebastião, nosso irmão, acolhei-o”. Que possamos acolher também esses nossos irmãos que passam por necessidade nesse momento. Que a nossa fé em São Sebastião possa ser uma motivação de angariar fundos, bens e meios para enviarmos para os locais, cidades e regiões atingidas, destacou.
Para auxiliar à campanha em prol desses irmãos, as doações de roupas, calçados e alimentos podem ser feitas na Rua dos Arcos, 54, Catedral, subsolo, onde funciona a Cáritas. A ajuda também pode ser realizada através de depósito:
Banco Bradesco: conta corrente 48500-4, agência 0814 –1, em nome de Cáritas Emergência. Banco do Brasil: conta corrente 3000-4, agência 3114-3, em nome de Cáritas.