segunda-feira, setembro 05, 2016

XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM



Jesus convida ao seguimento, mas deixa claro que quem não for capaz de assumir a Cruz, não tem condições de ser um verdadeiro discípulo, uma verdadeira discípula do Evangelho. Para se entrar na estrada de Jesus, como proclamaremos daqui a pouco, na Oração Eucarística, é preciso assumir a Cruz. O que significa isso? Assumir a Cruz não tem o sentido e nem mantém alguma ligação com o sofrimento. Assumir a Cruz tem a ver com pertença; com o pertencer a Jesus Cristo. No dia de nosso Batismo fomos recebidos na Igreja e marcados com o sinal da Cruz. Um gesto para dizer que pertencemos a Jesus Cristo e não pertencemos a este mundo. Que pertencemos a Deus e, por isso, assumimos o mesmo desafio e o mesmo empenho de viver semeando e cultivando os valores do Reino de Deus entre nós, como viveu Jesus. A Cruz não tem ligação com masoquismo ou dolorismos; tem sim ligação com pertença a Jesus. Uma pertença que nos compromete com o programa divino, presente no Evangelho. 





A segunda parte do Evangelho é composta por duas perguntas escondidas nas parábolas. Em ambas as parábolas, Jesus está perguntando: você tem condições de assumir o compromisso de viver o discipulado? Você tem condições de se comprometer com o projeto divino, presente no Evangelho? As duas pequenas parábolas, do construtor da torre e do rei que parte para a guerra, dão os motivos à pergunta. Para assumir a Cruz, quer dizer, para pertencer a Jesus pelo discipulado, existe a necessidade de muita reflexão. É preciso sentar e refletir para considerar as condições de construir uma torre. O que Jesus quer dizer com isso? Antes de tomar a decisão de “construção de vida” nos moldes do Evangelho, é necessário refletir se de fato posso assumir este compromisso com responsabilidade. Por isso, quem quiser conhecer a vontade de Deus, quem quiser conhecer sua vocação — no contexto do Mês da Bíblia — precisa beber da fonte da Palavra divina, que está na Bíblia, e não se deixar levar pelos sentimentos apenas. Neste caso, a Bíblia, a Palavra de Deus é luz que ilumina nossas mentes e as decisões mais importantes da vida. Neste primeiro Domingo dedicado ao mês da Bíblia, o Evangelho diz que uma decisão acertada acontece à medida que a Palavra de Deus estiver agindo dentro de nós. Para isso é necessário ler e refletir esta Palavra todos os dias, para que sejamos verdadeiros discípulos e discípulas de Jesus. Amém!