O
sacramento da Confirmação (ou crisma), em comparação com os demais, parece
carecer de uma especificidade, de uma finalidade. Basta observar os outros seis
Sacramentos para perceber essa aparente falta de sentido.
Santo
Tomás de Aquino, na Suma Teológica, III Parte, na Questão nº 72, artigo 5, diz
o seguinte: "Como o batismo é uma geração espiritual para a vida cristã,
assim a confirmação é um crescimento espiritual que faz o homem avançar até a
idade perfeita espiritual". Trata-se, portanto, de um crescimento e é por
isso que na lista dos sete sacramentos, a crisma está em segundo lugar, não em
ordem de importância, mas segundo a natureza.
Existe
diferença entre uma pessoa que foi apenas batizada e outra que já recebeu a
crisma. Santo Tomás diz que "o sacramento dá confirmação dá ao homem um
poder espiritual para determinadas outras ações sagradas, além daquelas para as
quais o batismo o qualifica." Deste modo, ao ser batizado, o homem recebe
um poder e, ao ser crismado, recebe um poder ainda maior.
"Pois
no batismo o homem recebe o poder de realizar o que concerne à salvação
pessoal, enquanto vive para si mesmo: mas na confirmação recebe o poder de
realizar o que concerne ao combate espiritual contra os inimigos da fé." O
poder do sacramento da confirmação confere ao homem uma missão pública, voltada
para o outro, para a Igreja.
Finalizando
a resposta, Santo Tomás diz: "Como se patenteia pelo exemplo dos apóstolos
que, antes de receberem a plenitude do Espírito Santo, estavam no cenáculo
"assíduos na oração"; depois, porém, saíram e não temiam confessar a
fé publicamente, mesmo diante dos inimigos da fé cristã. Assim, é patente que o
sacramento da confirmação imprime caráter." A Confirmação faz com que a
pessoa se torne um cristão público, com coragem para enfrentar os principais
inimigos da fé: a carne, o mundo e o diabo.
A
Crisma dá ao soldado de Cristo mais recursos para enfrentar o inimigo. Santo
Tomás afirma que "o combate espiritual contra os inimigos invisíveis cabe
a todos. Mas a luta contra os inimigos visíveis, isto é, contra os
perseguidores da fé, pela confissão do nome de Cristo, é própria dos
confirmados que já chegaram espiritualmente à idade viril."
O
Catecismo da Igreja Católica cita este mesmo ensinamento de Santo Tomás para
falar da Confirmação. Ele diz no número 1305:
"deve-se
dizer que todos os sacramentos são declarações de fé. Mas o batizado recebe o
poder espiritual de confessar a fé em Cristo pela recepção dos demais
sacramentos; o confirmado, porém, recebe, como por dever de ofício, o poder de
professá-la com palavras, publicamente."
Quem
recebe o sacramento da Confirmação deve, portanto, professar a fé publicamente.
Eis aqui a diferença entre um batizado e um confirmado. A crisma é um
verdadeiro Pentecostes para o fiel cristão, pois ela o introduz na vida
pública. O Espírito Santo é justamente o auxílio que vem do alto, dando a força
necessária para que a pessoa se torne um soldado da estirpe de Cristo.