segunda-feira, novembro 13, 2017

XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM




O sentido da vida 

Estamos nos aproximando do final do Ano Litúrgico com o convite para celebrar e a refletir sobre o final dos tempos. Não se trata de uma reflexão catastrófica, mas de uma reflexão repleta de esperança que coloca uma questão essencial para nossas vidas: qual é o sentido da minha existência? Para que vivemos? Qual o sentido da minha vida? O salmista convida-nos a pensar a vida como uma busca de Deus: "desde a aurora ansioso vos busco". Desde a aurora, desde o nascer de minha vida, eu sou um buscador de Deus. Busco a vida plena, busco a vida que tenha sentido, busco o amor, busco o perdão para os meus erros, busco o abraço que me conforta e me diz que sou amado. Tudo isso são passos que nos colocam em caminhos que buscam Deus. Todos somos buscadores de Deus "como terra sedenta e desejoso de água", cantava o salmo responsorial.


Deus vem ao nosso encontro 

Não somos somente nós que vamos ao encontro de Deus, que buscamos Deus. É ele, o próprio Deus, que nos busca, que vem ao nosso encontro, que deseja nos encontrar para que compreendamos a vida. Ele vem com sua sabedoria, como dizia a 1ª leitura, e "vem à procura daqueles que a merecem, cheia de bondade. (...) vem ao encontro com os seus projetos". O texto da 1ª leitura é uma explicação de como Deus vem ao nosso encontro com sua sabedoria, propondo que a acolhemos para que nossa vida possa ter sentido. Nossa vida, diz São Paulo, na 2ª leitura, não termina na morte e, muito menos, se reencarna. É uma vida que se torna plena graças a Ressurreição de Jesus, porque viveremos para sempre em Deus. O final dos tempos, como dizia, não é apresentado com um cenário catastrófico, mas como um caminhar para se ir ao encontro do sentido pleno da vida, que se vive em Deus e que está unicamente em Deus.


Participar do banquete nupcial 

Este viver plenamente em Deus, que dá sentido ao nosso viver nesta terra, é explicado por Jesus como participação num banquete nupcial, num banquete de casamento. Mas, tem uma condição para se participar deste banquete: a vigilância. Viver de modo vigilante significa manter acesa a lâmpada da vida. Também o Evangelho fala de ir ao encontro do noivo, que no caso, é ir ao encontro de Jesus Cristo, aquele que vem para celebrar a festa da vida com sua esposa, que é a Igreja. Esta Igreja da qual todos participamos. Ele vem ao encontro com o pedido para manter acesa a luz da vigilância. Que luz é esta? É a sabedoria da vida que consiste em viver de acordo com o projeto divino. Quem acolhe a sabedoria de Deus em sua vida, encontra-se com Deus e vai ao encontro de Deus para participar da vida plena. Qual o sentido da tua vida? Perceba o modo como você vive e veja se este modo de viver tem sentido. É encontrando o sentido da vida que se vive vigilante e na vigilância. Amém!