quinta-feira, novembro 02, 2017

DIA DE FINADOS



Entrar em contato com a morte 

A Comemoração dos Fiéis Defuntos, que celebramos hoje, coloca-nos em contato com a morte. A Igreja jamais celebra a morte. Ao contrário, sempre celebra a vitória da vida sobre a morte. Jesus Cristo, com sua Morte de Cruz e Ressurreição destruiu a morte. Por crer nisso e, por causa de nossa fé, alimentamos a esperança que a morte é uma passagem desta vida para a vida plena com Deus, Mesmo crendo, nós nos tornamos angustiados e receosos diante da morte. É a nossa reação humana de perder nossa vida porque a vida é o maior dom que recebemos de Deus. O modo proposto pela Palavra para se encarar a morte com mais coragem é através da fé confiante, como aquela de Jó, que assume para sua vida a firme convicção de que verá o seu Salvador. A fé confiante tem o desejo de morar para sempre com o Senhor, como cantava o salmista: "ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda minha vida". O salmista é alguém que crê na vida eterna. 


Viver eternamente em Deus e com Deus 

Em todas as Missas Dominicais, quando professamos o Credo, dizemos: "creio na comunhão dos santos". A palavra "santos" significa aquelas pessoas que vivem em Deus e com Deus; são pessoas que participam da santidade divina. Alguns deles são conhecidos em toda a terra, como Santo Antônio, São João, Santa Catarina... outros não são conhecidos, mas são também santos porque participam da santidade divina. Muitos de nossos familiares falecidos, pais e mães, são santos porque vivem em Deus e com Deus. Por isso, nós professamos: "creio na comunhão dos santos". Se eles vivem em Deus e com Deus, também nós, aqui na terra, vivendo em Deus, estamos em comunhão com nossos familiares e amigos falecidos. Não tem nada a ver com reencarnação, porque a reencarnação nega a Ressurreição. Nós temos contato com nossos falecidos que vivem em Deus, não de modo físico, de ver, ouvir ou tocar... mas contato através de nossas orações, de nossas participações da Eucaristia, do bem que fazemos aqui na terra.


Viver em Cristo para viver na comunhão dos santos 

Como podemos participar da "comunhão dos santos"? No Evangelho de hoje, Jesus não apenas ensina, mas garante que aqueles que confiarem e viverem na sua Palavra não serão afastados de Deus. Quer dizer, acolher e viver a Palavra de Jesus é o caminho, é o modo, para se participar da santidade divina. Jesus garante que se nós estivermos unidos a ele, com ele iremos participar da Ressurreição e viveremos eternamente. É essa esperança que comemoramos no dia de hoje, dedicada aos nossos falecidos. Esperança que nossos falecidos possam participar da comunhão da santidade divina. Por isso, rezamos e participamos da Eucaristia intercedendo a graça de que possam viver na santidade de Deus. Esperança também para cada um de nós, que cremos e esperamos participar plenamente da "comunhão dos santos" e da vida eterna. Amém!