quinta-feira, fevereiro 18, 2021

QUARTA FEIRA DE CINZAS












1 – Quaresma em tempo de pandemia

 

Passamos por provações muito exigentes no ano passado e, segundo os analistas sociais, outras provações deverão acontecer no nosso tempo presente e no futuro próximo. Falamos e ouvimos falar muito de distanciamento social. Hoje, a Palavra fala de distanciamento de Deus. Diante deste distanciamento, a profecia de Joel, que ouvimos na 1ª leitura, convida, como que apela para que voltemos para Deus. São Paulo, na 2ª leitura, dizia que estamos vivendo o tempo favorável de voltar para Deus. Essa a primeira proposta para a Quaresma deste ano: acolher o convite divino para voltar a se aproximar de Deus. Voltar para Deus abrindo nossos corações, reconhecendo nossos pecados e invocando a purificação de nossas vidas pelo perdão divino, como cantávamos no belo salmo responsorial.

 

 

2 – O caminho da volta se faz com penitência

 

O caminho da volta para Deus acontece pela penitência. Não estou falando de alguns tipos de penitência, como por exemplo, deixar de tomar cerveja, não comer carne... são válidas, mas a Palavra convoca para um caminho penitencial mais profundo e mais exigente. Para falar deste caminho penitencial, que conduz a volta para Deus, a Palavra usa a expressão "rasgar o coração".  O termo se encontra na 1ª leitura: “rasgai o coração e não apenas a veste”. É preciso “rasgar o coração”, mudar o interior, mudar o modo de pensar, mudar o modo de ver e viver a vida. A penitência de rasgar as vestes limita-se ao exterior, indicativo de algo superficial, um gesto que não toca o centro da vida, o coração da existência. “Rasgar o coração” tem a ver com o rasgar o centro da vida, não apenas dar uma concertada, mas rasgar um modo de viver que não conduz a Deus para que um coração novo, que seja atraído por Deus, comece a pulsar no centro da vida. É o que o salmista suplicava: “criai em mim um coração que seja puro”. “Rasgar o coração” para que colocar um coração puro criado por Deus, que pensa como Deus, que sente como Deus.

 

 

3 – Mudar a vida a partir de dentro

 

A proposta de “rasgar o coração” é compromisso concreto para mudar de vida a partir de dentro, a partir do coração, e não mudando vestes, mudando o exterior. Essa é a maior e a mais difícil penitência que somos desafiados a fazer. Mudar algumas atitudes durante a Quaresma, como por exemplo não comer chocolate, pode exigir sacrifício, mas jamais será tão exigente quanto mudar o coração. Mudar o conceito de vida para viver segundo o projeto divino. Um meio concreto para fazer isso é proposto por Jesus no Evangelho. Para Jesus, vale mais praticar a religião de modo silencioso, que usar a religião para aparecer