sábado, setembro 17, 2022

IN HOC SIGNO VINCES!









“Com este sinal vencerás!”, foi a visão da cruz, segundo consta, que teve o imperador Constantino, o que o levou a dar liberdade aos cristãos.

No dia 14 de setembro a liturgia católica celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz, comemorada na Igreja latina e grega, pelos católicos, pelos anglicanos e luteranos, para celebrar a Cruz, como instrumento de salvação para a humanidade, a crucifixão de Jesus, evento importante que faz parte do nosso Credo, e marco da evangelização: “Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Para os que são chamados, porém, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus, pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens” (1Cor 1, 23-25). É uma das mais antigas solenidades litúrgicas da Igreja, já celebrada em Jerusalém no tempo de Constantino (337).

O historiador Eusébio de Cesareia relata que Constantino, pouco antes da batalha da Ponte Mílvia contra Maxêncio, em 28 de outubro de 312, ao olhar o sol, viu uma cruz luminosa acima deste e com ela as letras gregas X (Chi) e P (Rho), que são as duas primeiras letras do nome de Cristo, em grego. Essas duas letras sobrepostas compõem o monograma símbolo dos primeiros cristãos, com a cruz. Constantino mandou colocar esse símbolo no seu lábaro (estandarte), com a frase que adotou como lema: “Com esse sinal vencerás”. E venceu aquela difícil batalha.

Em Roma, tive a oportunidade de visitar essa Ponte Mílvia, na última estação do metrô da “cidade eterna”, chamada significativamente de Lábaro.

Segundo a tradição, a verdadeira cruz, na qual Cristo foi crucificado, esteve desaparecida desde a tomada de Jerusalém pelos romanos, no ano 70. Estes cobriram de entulhos o monte Calvário. Assim ficou até o início do século IV. Essa Cruz foi descoberta em 326 por Santa Helena, mãe do imperador Constantino I, durante a peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro, com uma parte da cruz em exposição, foi construída no local da descoberta, por ordem dela e de Constantino. Em 13 de setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição e veneração no dia 14. Em 614, os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo imperador bizantino Heráclio, em 628. Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro.

O trono a que Jesus quis ser elevado, para triunfar da soberba e da sensualidade, é a Cruz, selo de infâmia para ele, mas sede de misericórdia para nós. Nesse trono o colocaram os judeus por malícia e nele o coloca cada dia a fé cristã, que no Crucifixo adora o seu Deus e Redentor.

Na cruz de São Bento se lê a inscrição: “A Santa Cruz seja para mim luz e o demônio não seja o que me conduz”.

 

Fonte: Dom Fernando Arêas Rifan