quinta-feira, fevereiro 15, 2018

QUARTA-FEIRA DE CINZAS



 O Tempo da Quaresma    
Minha primeira reflexão quaresmal considera quatro elementos, com os quais farei breve referência, com a promessa de aprofundá-los no caminho da Quaresma. O primeiro elemento dizer respeito à celebração de hoje, a quarta-feira de cinzas. A deposição das cinzas sobre nossas cabeças é símbolo de que hoje estamos iniciando um tempo de penitência. Um convite, portanto, a nos dispor a fazer penitência. Não se faz penitência para sofrer, mas para mudar e, como demonstrado pela experiência dos anos, toda mudança exige dedicação, persistência e renúncia. Atitudes que compõem a penitência. O convite à penitência está bem expresso na profecia de Joel, na 1ª leitura: "agora, portanto, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos". Não a penitência de um tempo somente, no Tempo da Quaresma, por exemplo, mas uma penitência que produza efeito transformador na vida, que só acontece em quem entra de coração nos caminhos de Deus.

Viver como justo    

O segundo elemento consiste em perceber a mudança no modo de viver, a mudança de comportamento em quem pratica a penitência. A finalidade da penitência é caminhar nos caminhos de Deus, por isso, a Quaresma fala de conversão. Converter-se é deixar os caminhos que não são de Deus para ingressar nos caminhos de Deus; ingressar no caminho do Evangelho, caminhar na estrada de Jesus. É a realização do que pede a profecia de Joel, na 1ª leitura: tornar-se justo. O que significa isso? Significa assumir atitudes de sinceridade para consigo mesmo, para com Deus e diante dos outros. O justo é verdadeiro; não é um fingido. É o ensinamento de Jesus, no Evangelho que ouvimos: não fazer as coisas para aparecer, mas porque se é verdadeiro. O fingido faz tudo para aparecer, o verdadeiro faz o que precisa ser feito porque isso é natural para ele.

 "Criai em mim um coração que seja puro"   
  
O terceiro elemento de minha reflexão inspira-se no pedido do salmista, que cantamos como salmo responsorial: "criai em mim um coração que seja puro; dai-me um espírito decidido". Os 40 dias da Quaresma são o início para a renovação da vida e a renovação da vida inicia-se tirando todas as impurezas do coração, para que purificado, possa bater no compasso do Coração de Jesus. A súplica do salmista completa-se com o pedido de ter um espírito decidido. Um espírito firme no propósito de caminhar na estrada de Jesus; não um espírito fraco, que se deixa levar pela última moda, pela ideologia da última novela, pelas tentações que vêm do mercado. A força da vida não está no exibicionismo, mas em ter um espírito decidido para não se viver como os outros querem que vivamos; a finalidade da conversão consiste em viver de acordo com a proposta divina. E isto, na maior parte das vezes, exige a penitência de renunciar a projetos e propostas do mundo.


Campanha da Fraternidade 2018    
O último elemento desta minha primeira reflexão quaresmal é sobre a Campanha da Fraternidade de 2018. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e superação da violência” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O seu objetivo é “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. É um tema atualíssimo dos últimos tempos por um fato muito simples: nós somos uma ilha cercados de violências por todos os lados. A conversão social só acontece à medida que formos capazes de mudar o coração, de fazer penitência, isto é, de insistir e persistir na mudança do coração. Tirar de nosso coração qualquer desejo ou insinuação em favor da violência para criar em nós um coração misericordioso e promotor da paz. Boa Quaresma a todos. Amém! 


























Assim se faz as cinzas para a Quarta-feira de Cinzas, queimamos os ramos do Domingo de Ramos do ano passado