segunda-feira, fevereiro 18, 2019

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM



"As água profundas" , a rede lançada no fundo da nossa alma , como a rede jogada por Pedro, retira do nós o que temos de melhor : o AMOR .
Devemos mergulhar no profundo oceano que é o mundo, e sobretudo nossos irmãos, qualquer gesto de amor será como uma rede lançada no coração dos que sofrem . 
O estilo sapiencial distingue-se pela literatura dos dois caminhos: um produz vida; o outro a morte. O salmo responsorial é um exemplar desta literatura com a parábola da árvore plantada perto da fonte e aquela plantada em locais incapazes de produzir vida. Existe um modo de viver que produz frutos e um modo de viver que transforma a vida em palha: “espalhada e dispersa pelo vento”. As Bem-aventuranças, portanto, fazem esta proposta: existe felicidade em ser pobre, quer dizer desapegado das riquezas do mundo, e existe o perigo de perder a vida colocando a confiança nas riquezas do mundo.

O que se está em questão na proposta de Jesus, é o motivo pelo qual se vive. Por isso, é uma Palavra que questiona sobre o sentido da minha vida. Qual o motivo para o qual eu vivo? Que sentido tem a minha vida? Dependendo do objetivo proposto para se viver, a vida transforma-se em pressão, em ansiedade contínua, em necessidade de produzir até que se é transformado em máquina. Jesus, neste contexto de literatura sapiencial Bíblica, apresenta-se como Mestre que alerta, que chama atenção para investir em valores que produzem vida digna e livre; sem pressão. Por isso, a riqueza do dinheiro tem seu valor, mas um dia acaba; o riso das festas é necessário, mas as festas terminam... Tudo termina. Lá na frente, chega-se a um momento da vida que se começa a viver na saudade de um tempo que já não existe. Claro que precisamos de dinheiro, que precisamos de festas... mas existem necessidades que colocam um sentido verdadeiro e consolidado em nosso modo de viver. A Palavra de hoje, em resumo, pergunta: qual o sentido da sua vida? Para que e como você vive? Amém!









 AGRADECIMENTO DA COMUNIDADE DE 
VILA CANOAS