segunda-feira, maio 25, 2020

ASCENSÃO DO SENHOR

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013












Mateus não quis terminar sua narração evangélica com o relato da Ascensão. Seu Evangelho, redigido em condições difíceis e críticas para as comunidades cristas, pedia um final diferente do de Lucas.

Uma leitura ingênua e equivocada de Ascensão podia criar naquelas comunidades a sensação de orfandade e abandono diante da partida definitiva de Jesus. Por isso Mateus termina seu Evangelho com um frase inesquecível de Jesus ressuscitada: "Sabei que eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.”

Esta é a fé que animou sempre as comunidades cristãs. Não estamos sós, perdidos no meio da história, abandonadas às nossas próprias forças e ao nosso pecado. Cristo está conosco. Em momento como o que nós cristãos estamos vivendo hoje, é fácil cair e lamentações, desânimos e derrotismo. Dir-se-ia que esquecemos algo que precisamos urgentemente lembrar: ELE ESTÁ CONOSCO. Jesus também se faz presente e Ressuscitado na comunidade cristã.

Para os primeiros cristãos, porém, Jesus não é um personagem do passado, um defunto que se venera e a quem se presta culto, mas alguém vivo, que anima, vivifica e cumula com seu espírito a comunidade cristã.

Quando dois ou três crentes se reúnem em seu nome, ali está Ele no meio deles, os encontros dos crentes não são assembleias de pessoas órfãs que tratam de animar-se mutuamente. No meio delas está Jesus ressuscitado, com seu alento e sua força dinamizadora. Esquece-lo é arriscar-nos a enfraquecer radicalmente nossa esperança.

Mas podemos ir mais longe, quando nos encontramos com uma pessoa necessitada, desprezada ou abandonada, estamos nos encontrando com aquele que quis solidarizar-se com todos os necessitados, de maneira radical. Por isso nossa adesão atual a Cristo em nenhum lugar se verifica melhor do que na ajuda e na solidariedade para com o ser humano necessitado: "Toda vez que o fizestes a um destes pequenos, foi a mim que o fizestes.”

O Senhor ressuscitado está na Eucaristia alimentando nossa fé. Está na comunidade cristã infundindo seu Espirito e impulsionando a missão. Está nos pobres movendo nossos corações à compaixão. Está conosco todos os dias até o fim do mundo.