segunda-feira, maio 04, 2020

IV DOMINGO DA PÁSCOA

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013











No dia 03 de maio , IV Domingo da Páscoa , mais uma vez levamos o Corpo de Cristo aos fiéis que não podem comparecer a missa , total de comunhões 193 . Até agora , desde do dia 12 de abril mais de 400 paroquianos já comungaram pela Páscoa de Jesus.
















A Palavra que ouvimos chama atenção para duas comparações que Jesus faz de si mesmo: compara-se ao pastor e compara-se à uma porta. Na comparação de pastor, Jesus apresenta três atividades: ele é o condutor do rebanho, é o protetor da vida das ovelhas e é o doador da vida plena. Em nossos dias, o tema do Bom Pastor ficou muito poetizado e muitos de nós sequer temos uma ideia do trabalho do pastor. Era um trabalho sofrido, que exigia passar a noite ao relento para cuidar do rebanho; uma vida de sacrifícios e até mesmo de sofrimentos unicamente pelo bem do rebanho. Toda essa atividade pastoral levou os profetas a comparar Deus a um Bom Pastor: aquele que não mede sacrifícios para que o rebanho não morra, mas viva plenamente   

A segunda comparação de Jesus, no Evangelho, é com a porta. “Eu sou a porta!” O contexto do Evangelho ajuda-nos a entender o significado desta comparação com a atitude protetora de Deus. Jesus é a porta que defende e protege o rebanho contra os maus pastores. E quem são estes maus pastores. É o contrário do Bom Pastor; se o Bom Pastor é aquele que oferece a vida, os maus pastores são aqueles que ameaçam a vida do rebanho com a morte. Maus pastores são aqueles que assaltam o rebanho e se aproveitam da fragilidade do rebanho   

A primeira palavra da nossa reflexão é “pastor”. A segunda palavra é “porta”. A terceira palavra é “voz do pastor”. Nós, a Igreja, somos o rebanho. A voz do pastor, neste momento da história, fala pelo Evangelho. Isto significa que nós pertencemos ao rebanho de Jesus, pertencemos à sua Igreja, quando escutamos a voz do Bom Pastor. Esta é a nossa primeira atitude diante do Bom Pastor: escutar a sua voz. Depois Jesus diz que ele chama as ovelhas e as conduz para fora. Ouvir a voz do Pastor para ser conduzido para fora, onde se encontra o caminho do discipulado, onde se ilumina a vida no Evangelho. Pertencer ao rebanho de Jesus não consiste em ficar dentro do redil, mas ser conduzido “para fora”, para o meio do mundo e ali viver não dando ouvidos à vozes estranhas, que prometem vida, mas ouvindo a voz do Bom Pastor, que fala no Evangelho propondo o caminho da vida plena. Amém!









Também no dia 02 de maio a comunidade paroquial que esteve na igreja ou mesmo via internet comemorou os 55 anos de vida do seu pároco , Padre Marcos.