segunda-feira, abril 05, 2021

MISSA VIGÍLIA DA PÁSCOA




 




1 – O anúncio Pascal

Com muita alegria desejo Feliz Páscoa a cada um de vocês que, nesta Noite Santa, proclama e faz memória da Ressurreição do Senhor. Meus votos são extensivos também aos vossos familiares, de modo muito especial, a quem se encontra enfermo em nossa comunidade. Desejo feliz Páscoa a quem foi resiliente no decorrer de todas as tribulações e agressividades que sofremos no decorrer de 2020. Precisamos concordar que a pandemia abriu nossos olhos para a debilidade humana. Uma demonstração que nos faz perguntar: será que nossa vida tem tanto valor a ponto de tudo terminar com a morte? A resposta, do ponto de vista divino, é “não”. Nossa vida tem grande valor diante de Deus. Tanto nos ama que jamais permitirá que nossa vida termine com a morte e nem termine na morte. Deus não nos quer mortos, quer que vivamos e participemos eternamente da sua vida. Este é o grande anúncio pascal neste tempo tão turbulento e marcado por um novo começo. 

 

2 – Promessa de vida plena

Num tempo de grande provação que atingiu nossas vidas tão fortemente, especialmente para aqueles que perderam entes queridos, é confortante recordar o canto do salmista dizendo: “vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo” (Sl 29). E, noutro salmo: “pois não me haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção” (Sl 15). Existe um grito de fé nestes dois salmos que podemos colocar em nossos corações para fazer crescer a fé na Ressurreição de Jesus e na nossa ressurreição. Hoje, no dia que celebramos a vitória de Jesus sobre a morte, nós proclamamos nossa fé que Deus não deseja nossa morte, não quer que sejamos entregues à morte porque ele tem projetos de vida plena, de vida eterna, para cada um de nós. Nesta Noite Santa da Ressurreição de Jesus, rezo e convido a rezar pelas famílias que foram abaladas na fé; intercedamos juntos a graça de voltar a confiar, pois o sentido da vida encontra-se unicamente em Deus.

 

3 – A vida é mais forte e mais bela em Jesus

Na manhã da Ressurreição, o anjo aparece a algumas mulheres com um anúncio: “não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré que foi crucificado? Ele ressuscitou, não está aqui!” Hoje, neste tempo de pandemia e crise, ouvimos o grito de tantas pessoas que perderam o amor, que perderam a luz da vida, que vivem procurando a vida em cemitérios e locais onde a vida não pode ser plena. Para estes, nós somos os anjos que anunciam a mesma mensagem: não procurem a vida entre os mortos; Jesus não está entre os mortos, ele ressuscitou. “Não procurem Jesus entre os mortos”; não procurem Deus na morte porque ele se encontra onde está a vida. Sim, o sofrimento e a dor pela perda de tantas pessoas machuca nosso coração, mas jamais pode nos cegar diante da evidência do amor divino que nos resgata para a vida e quer que vivamos plenamente. O Senhor ressuscitou, é tempo de esperança, é tempo de olhar a vida com a alegria de um tempo novo e repleto de esperança. O Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia, aleluia.