terça-feira, abril 06, 2021

MISSA DOMINGO DA PÁSCOA DE JESUS

 





1 – Votos de feliz Páscoa

Faço votos de feliz Páscoa a cada um de vocês, às suas famílias e a toda nossa comunidade. O que significa para nós celebrar, hoje, o Domingo da Páscoa, considerando a experiência dolorosa da pandemia? Se na Sexta-feira Santa, a pandemia mantinha uma relação muito estreita com o sofrimento e a morte de Jesus, hoje, a sua realidade nos provoca a cantar canções de esperança. Sim, os sustos, as cicatrizes, os traumas... tudo isso continua e, em alguns irmãos e irmãs, continuará marcando suas vidas por longo tempo. Podemos permanecer num canto chorando a derrota para o vírus da Covid 19, podemos nos esconder em tristezas de luto, como fizeram os Apóstolos depois da morte de Jesus, ou podemos entrar no caminho da esperança e acender a luz da nossa fé porque Jesus ressuscitou. 

 

2 – A madrugada de Maria Madalena

O nosso contexto social, marcado pela crise que atravessamos e pela retomada das atividades sociais, encontra na figura de Maria Madalena uma referência da nossa reflexão. João diz que Madalena vai bem de madrugada para o jardim onde Jesus tinha sido sepultado. É uma cena que vemos sendo repetida em tantas situações. Como Madalena, tantas vezes nos colocamos a procura do Senhor nas madrugadas de nossas vidas. A madrugada é um tempo de lusco fusco, um tempo ainda escurecido, sem muita luz. O acendimento do sol, o brilho do sol, é a Ressurreição de Jesus. Sim, todos sentimos que fomos jogados em algum tipo de madrugada, e nossas vidas ficaram um pouco escurecidas. Hoje, Maria Madalena, depois do susto, é exemplo de quem espera o sol da vida plena aparecer para encher sua vida de esperança. É tempo de deixar a madrugada, de deixar a escuridão da noite de tristezas e medos para acender a luz da Ressurreição, da vida nova que se encontra em Jesus.

 

3 – Testemunho e coerência de vida

A luz da Ressurreição é a luz da fé. Só compreendemos a Ressureição pela fé. Os discípulos correm, o que chega primeiro olha para dentro e só vê panos dobrados. Quando chega Pedro e entram no túmulo vazio, compreendem o que aconteceu. Este é o grande exemplo: entrar dentro da Ressurreição de Jesus Cristo. Hoje, não podemos entrar no túmulo onde Jesus foi sepultado. O nosso modo de tomar contato com a Ressurreição de Jesus é sugerido por Paulo, na 2ª leitura, com dois verbos: esforçar-se e aspirar. As nossas vidas, dizia a 2ª leitura, encontram sentido pleno se iluminadas com a luz da Ressurreição de Jesus. Por isso, os verbos esforçar-se e aspirar. Esforço para não aumentar o coro dos reclamadores, mas buscar as coisas do alto e, a aspiração para valorizar sempre mais o que vem de Deus. Gostaria de concluir minha reflexão pedindo que digamos todos juntos: Jesus Cristo ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou, aleluia, aleluia!