sábado, junho 05, 2021

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI





1 – Missa e compromisso

A palavra que mais ouvimos nas leituras foi aliança. É uma palavra usada fartamente na Sagrada Escritura. De modo continuado, em todos os tempos históricos, Deus é um eterno convidador para que nós, seres humanos, façamos aliança com ele. Se a palavra aliança aparece na celebração de Corpus Christi, isto significa que a Eucaristia tem uma forte relação com a aliança. No momento mais solene da celebração da Missa, durante a Oração Eucarística, a Igreja faz memorial do que Jesus disse na Última Ceia, quando instituiu a Eucaristia: “este é o sangue da nova e eterna aliança”. Facilmente, compreendemos que neste momento, no qual celebramos a Eucaristia, estamos envolvidos num contexto de confirmar nossa aliança com Deus, de nos comprometer com Deus durante a celebração da Missa. Cada vez que celebramos a Eucaristia, que participamos da Missa, nós nos comprometemos em sermos aliados de Deus.

 

2 – Aliança selada no sangue

O relato da 1ª leitura fala de Moisés preparando o sangue de animais sacrificados para aspergi-lo sobre o povo. Já ouvimos tantas vezes que o sangue, na Bíblia, é símbolo da vida. Por isso, compreendemos que o gesto de Moisés, é um gesto que compromete os celebrantes daquela celebração com um compromisso de vida. O mesmo significado acontece no momento da consagração Eucarística, quando Jesus fala que seu sangue é usado para selar uma nova e eterna aliança com Deus. Por causa de Jesus, nosso compromisso com Deus não é feito com sangue de animais, como fez Moisés, mas com o sangue humano que corria no corpo de Jesus Cristo. É aliança celebrada com a vida divina presente na vida de Jesus Cristo. Nossa aliança com Deus não mais se realiza jogando sangue em nossas cabeças, mas bebendo o sangue de Jesus Cristo, em forma sacramental, presente no Sacramento da Eucaristia. Em Jesus, nós fazemos aliança com Deus comprometendo a vida humana e se alimentando da vida divina.

 

3 – Eucaristia é compromisso com Deus

A palavra aliança, que tanto ouvimos nas leituras, revelam que em cada Missa que celebramos e participamos estamos renovando um compromisso de aliança com Deus. Aqui vale aquele compromisso que o povo falou aos gritos no momento que Moisés aspergia o sangue sobre eles: “nós faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos.” Se o rito é diferente, o compromisso continua o mesmo. Quem participa da Missa se compromete em viver de acordo com aquilo que Deus ensina, de acordo com os Mandamentos divinos, de acordo com o Evangelho. Não viemos aqui na Missa somente para rezar, mas para rezar e pedir ao Senhor que nos ajude a assumir e nos comprometer com a sua aliança, com a sua proposta de vida. Não viemos aqui na Missa para sentir “fortes emoções”, mas para renovar nosso compromisso de viver de acordo com aquilo que Jesus ensina no seu Evangelho. Amém!