segunda-feira, novembro 29, 2021

I DOMINGO DO ADVENTO








Por isso quando a esperança se apaga, apaga-se também a vida, a pessoa já não cresce, não busca, não luta, pelo contrário, se apequena, desaba, deixa se levar pelos acontecimentos. Se se perde a esperança, perde-se tudo. Por isso, a primeira coisa que é preciso alimentar no coração da pessoa no seio da sociedade ou na relação com Deus, é a esperança.

A esperança não consiste na reação otimista de um momento. É, antes, um estilo de vida, uma maneira de enfrentar o futuro de forma positiva e confiante, sem deixar-nos cair no derrotismo. O futuro pode ser mais ou menos favorável, mas a característica peculiar de quem vive com esperança é sua atitude positiva, seu desejo de viver e de lutar, sua postura decidida e confiante. Nem sempre é fácil. É preciso trabalhar a esperança.

A primeira coisa é olhar para frente. Não ficar no que já passou. Não viver de recordações ou nostalgias. Não ficar sentindo saudades de um passado talvez mais feliz, mais seguro ou menos problemático. É agora que devemos viver enfrentando o futuro de maneira positiva.

A esperança não é uma atitude passiva, é um estímulo que nos impele à ação. Quem vive animado pela esperança não cai na inércia. Pelo contrário, se esforça para mudar a realidade e torná-la melhor. Quem vive com esperança é realista, assume os problemas e as dificuldades, mas o faz de maneira criativa, dando passos, buscando soluções e transmitindo confiança. A esperança não se sustenta no ar. Tem suas raízes na vida. Em geral, as pessoas vivem de "pequenas esperanças" que vão se realizando ou vão se frustrando. Precisamos valorizar e alimentar essas pequenas esperanças, mas o ser humano precisa de uma esperança mais radical e indestrutível, que possa sustentar-se quando toda outra esperança desaba. Assim é a esperança em Deus, salvador último do ser humano. Quando andamos cabisbaixos e com o coração desanimado, precisamos escutar estas inesquecíveis palavras de Jesus: "Levantai a cabeça, pois se aproxima vossa libertação".