segunda-feira, janeiro 24, 2022

III DOMINGO DO TEMPO COMUM







III DOMINGO DO TEMPO COMUM
23 de janeiro de 2022


Paróquia São Conrado


Antes de narrar a vida de Jesus, Lucas quer apresentar seu programa. Este programa lhe interessa muito, porque é precisamente esse o programa que os seguidores de Jesus devem ter diante dos olhos. De acordo com Lucas, é o próprio Jesus quem seleciona uma passagem do profeta Isaías e a lê às pessoas de seu povoado, para que possam entender melhor o Espírito que o anima, as preocupações que traz em seu coração e a tarefa à qual quer dedicar-se de corpo e alma.

O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me ungiu". Jesus se sente ungido pelo Espírito de Deus, impregnado por sua força. Por isso, seus seguidores o chamarão "Cristo", ou seja, "Ungido", e por isso eles próprios serão chamados "cristãos": Para Lucas, é uma contradição ser chamado "cristão" e viver sem esse Espírito de Jesus. *Enviou-me para dar a Boa Notícia aos pobres? Deus se preocupa com o sofrimento das pessoas. Por isso, seu Espírito impele Jesus a deixar sua aldeia para levar a Boa Notícia aos pobres. Esta é sua grande tarefa: por esperança no coração dos que sofrem. Se o que nós cristãos fazemos e dizemos não é captado como "Boa Notícia" pelos que sofrem, que Evangelho estamos pregando? A que nós estamos dedicando? Jesus se sente enviado a quatro grupos de pessoas: os "pobres", os "cativos ", os "cegos" e os "oprimidos". São os que ele traz mais fundo no coração, os que mais o preocupam. Qual foi a "grande preocupação" de Jesus? Devemos ser honestos. Ou a Igreja é dos que sofrem ou deixa de ser a Igreja de Jesus Se não são eles os que nos preocupam, com que nós estamos preocupando? Jesus tem claro seu programa: semear liberdade, luz e graça. E isto que ele deseja introduzir naquelas aldeias da Galileia e no mundo inteiro. Nós podemos dedicar-nos a julgar a sociedade atual e condená-la; podemos lamentar-nos da indiferença religiosa. Mas, se seguirmos o programa de Jesus, nos sentiremos chamados a encher o mundo com a liberdade, a luz e a graça de Deus.