O
Evangelho (Lc 16,19-31) apresenta-nos a parábola do rico e do pobre Lázaro, que
respectivamente parecem reproduzir a denúncia do profeta Amós – ricos fartos e
pobres famintos – na primeira leitura. Igualmente ao profeta Amós, a catequese
de Jesus rema contra a corrente do senso comum que normalmente acredita que
riqueza é sinal de benção divina. Para o evangelista Lucas, a riqueza é sempre
sinal de pecado, uma vez que transparece uma apropriação, em benefício próprio
e egoísta, dos dons que Deus reservou e ofertou para todos.
Em
discurso que recorda muito o Salmo 1, Jesus apresenta na parábola a vida de
dois homens: um rico vive rodeado de luxos e festas, enquanto um necessitado
chamado o Lázaro, vive na miséria e encontra-se doente. Não são dados mais
detalhes sobre a vida de ambos. Não se sabe se Lázaro era um homem virtuoso e
piedoso. Não diz se ele fora trabalhador ou um preguiçoso e por isto estaria
sozinho e doente. Apenas o seu nome nos oferece uma pista para seu destino e
sua esperança: Lázaro significa “Deus ajuda”. Quanto ao rico, também pouco se
sabe sobre suas atitudes. Não se menciona se era bom ou mau cotidianamente. Se
costuma ir ao templo rezar ou se era um explorador dos mais pobres. Apenas uma
única atitude: uma completa indiferença ante o sofrimento e a fome de Lázaro.
Por que então os dois são levados a caminhos tão diferentes e extremos na vida
eterna?
O
rico tornou-se a personificação do uso inadequado da riqueza. O seu luxo o
levava a pensar em satisfazer unicamente suas próprias necessidades. E isto
ocupou tamanho espaço em seu coração que o cegou a ponto de não enxergar alguém
faminto e doente todos os dias na porta de sua casa. Ele é a pessoa cujo poder
financeiro leva todos ao redor a se preocupar e servir. Ao passo que Lázaro é
menosprezado, ignorado e esquecido por todos, menos por Deus. O fato de Jesus nomear Lázaro, mas não o rico
também é simbólico: revela que quando o dinheiro passa a dominar nosso coração
e se apodera de nossa vida, pode fazer com que esqueçamos quem somos. Alguém
sem nome não possui identidade.
Com
a passagem da vida terrena para a vida eterna, a distância que era apenas
temporária e remediável se torna permanente. Já não há mais possibilidades de
mudança nos destinos. O abismo entre a riqueza e pobreza que era reparável pela
caridade e solidariedade na vida terrena, agora na vida eterna se revela
intransponível devido a separação entre a misericórdia e a ganância e o
egocentrismo. No final cada um permaneceu com o que escolheu como apoio para a
própria vida: os bens materiais passageiros, no caso do rico, que o levaram a
perder tudo. A confiança e esperança em Deus, no caso de Lázaro, as quais
permanecem para sempre.
Na
segunda parte da parábola quando o rico intercede pelos irmãos que ainda estão
na vida terrena, Jesus oferece mais um valioso ensinamento para os fariseus que
eram especialistas em decorar a Lei, mas não em vivê-la. O rico sabia da
importância da Palavra de Deus, mas escolheu não escutar seus apelos e não se
deixar transformar por ela. Ao mencionar a ressurreição, Jesus ensina que nem
mesmo os mais miraculosos sinais são capazes de transformar um coração que não
acolheu a Palavra de Deus.
Quantas
lições a Palavra de Deus tem para oferecer para nossa sociedade atual vive em
constante ato de afastamento de Deus e autodivinização! A riqueza financeira
cada vez mais centralizada nas mãos de poucos não é vista como algo que deve
servir a todos, mas como expressão de status e domínio. A riqueza cultural que
ao invés de ser usada para ensinar e servir, torna-se um meio para demonstrar
superioridade e subjugamento. E a riqueza afetiva que ao invés de produzir
comunhão e fraternidade é transmigrada para possessividade e dominação
alienantes.
Em
resumo. O evangelho nos convida a mais uma decisão vital enquanto continuamos
acompanhando Jesus na subida a Jerusalém. Escolheremos imitar a vida do rico
indiferente e egocêntrico denunciado na parábola e no clamor do profeta Amós?!
Ou buscaremos viver a vida de fé e de esperança do pobre Lázaro cujas virtudes
são também apresentadas através dos conselhos do Apóstolo Paulo para Timóteo?
Peçamos
ao Deus que venha em nosso auxílio como sua Palavra e nos faça colocar em
prática os valores do Reino nos tornando mais atentos aos irmãos necessitados.
E assim a caridade nos torne livres para partilhar com eles aquilo que nos foi
confiado pelo Senhor na esperança de multiplicarmos estes dons enquanto
caminhamos, já aqui na vida terrena, para a vida eterna.