domingo, setembro 30, 2012

O CAMINHO ABERTO POR JESUS



Para Jesus, a principal coisa dentro do grupo dos seus seguidores é esquecer-se dos próprios interesses e pôr-se a servir, colaborando junto no seu projeto de fazer um mundo mais humano, Não é fácil. Às vezes, em vez de ajudarmos outros crentes podemos causar-lhe dano.

É o que preocupa Jesus,  que entre os seus haja quem “escandalize um desses pequenos que crêem”. Que entre os cristãos haja pessoas que, com a sua maneira de atuar, causem dano a crentes mais débeis e os desviem da mensagem e do projeto de Jesus. Seria desvirtuar o seu movimento.

Jesus emprega imagens extremamente duras para que cada um extirpe da sua vida aquilo que se opõe ao seu estilo de entender e de viver a existência. Está em jogo “entrar no reino de Deus” ou ficar excluído, “entrar na vida”ou terminar longe dela.

A linguagem de Jesus é metafórica. A “mão”é símbolo da atividade e do trabalho. Jesus usa as mãos para abençoar, curar e tocar os excluídos. E mau usá-las para ferir, golpear , submeter ou humilhar. “Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a”e renuncia a atuar contra o estilo de vida de Jesus.

Também os “pés” podem causar dano se nos levam por caminhos contrário à entrega e ao serviço. Jesus caminha para estar perto dos mais necessitados e para procurar os que vivem perdidos. “Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o” e abandona caminhos errados que não ajudam ninguém a seguir Jesus.

Os “olhos” representam os desejos e aspirações da pessoa. Se não olharmos as pessoas com amor e a ternura com que as olhava Jesus, acabaremos sofrendo no nosso próprio interesse. “Se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o” e aprende a olhar a vida de maneira mais evangélica.
José Antonio Pagola
O Caminho aberto por Jesus, página 154
Gráfica de Coimbra 2

“...Vosso Espírito Santo move os corações, de modo que os inimigos voltem à amizade, os adversários se dêem as mãos e os povos procurem reencontrar a paz”.
Oração Eucarística - VIII