segunda-feira, dezembro 15, 2014

DOMINGO GAUDETE COM PAPA FRANCISCO 2014


O encontro, que reúne há mais de 40 anos no Vaticano milhares de crianças, famílias, catequistas e jovens animadores, é convocado pelo Centro de Oratórios Romanos e Associações de  leigos. O tema deste ano, “A alegria está conosco”, acompanha os oratórios durante o Advento.
O Santo Padre também presenteou os fieis e peregrinos ali reunidos com um livrinho de orações, preparado pela Esmolaria apostólica e publicado pela Livraria Editora Vaticana. Durante as suas palavras deteve-se várias vezes para comentar um cartaz que um grupo de fieis tinha: ‘Com Jesus a alegria é de casa’.

"Queridos irmãos e irmãs, queridos filhos e jovens, bom dia.
Durante duas semanas o Tempo do Advento nos convidou à vigilância espiritual para preparar o caminho para o Senhor, o Senhor que vem. Neste terceiro domingo a liturgia nos propõe outra atitude interior para viver a espera do Senhor, ou seja, alegria. A alegria de Jesus, como diz esse cartaz, a alegria de Jesus é de casa. Ou seja que nos propõe a alegria de Jesus.
O coração do homem deseja alegria, todos nós aspiramos a alegria, cada família, cada povo aspira à felicidade. Mas qual é a alegria que o cristão está chamado a viver e testemunhar? É aquela que vem da proximidade com Deus, da sua presença na nossa vida. Uma vez que Jesus entrou na história com seu nascimento em Belém, a humanidade recebeu a semente do Reino de Deus como uma terra que recebe na semente, promessa de colheita futura. Não há necessidade de procurar em outro lugar! Jesus veio para trazer alegria para todos e para sempre.
Não é só uma alegria esperada ou deslocada para o paraíso, ‘aqui na terra estamos tristes, mas no paraíso estaremos alegres’, não, não é isso. Mas, de uma alegria já real e que já é possível sentir agora, porque o mesmo Jesus é nossa alegria, é nossa casa.
Como dizia esse vosso cartaz, ‘Com Jesus a alegria está em casa’, repitamos isso, novamente: ‘Com Jesus a alegria está em casa’, e sem Jesus existe alegria? Não! Jesus está vivo, é o ressuscitado, e obra em nós, especialmente com a palavra e os sacramentos.
Todos nós batizados, filhos da Igreja, estamos chamados a acolher sempre novamente a presença de Deus no nosso meio e ajudar os outros a descobri-la, ou redescobri-la se a tivessem esquecido. 
É uma missão muito bonita, semelhante a de João o Batista: orientar as pessoas à Cristo – não a nós mesmos – porque Ele é a meta para a qual tende o coração do homem quando busca a alegria e a felicidade.
Mais uma vez São Paulo na liturgia de hoje nos indica as condições para ser "missionários da alegria": orar sem cessar, sempre dar graças a Deus, seguir o seu Espírito, buscar o bem e evitar o mal. Se este será o nosso estilo de vida, então a Boa Nova poderá entrar em muitas casas e ajudar as pessoas e famílias a descobrir que em Jesus está a salvação. Nele é possível encontrar a paz interior e a força para enfrentar cada dia as diversas situações da vida, até mesmo as mais pesadas e difíceis.
Nunca se ouviu falar de um santo triste ou de uma santa com cara fúnebre, nunca se ouviu, seria uma contradição.
O cristão é uma pessoa que tem o coração cheio de paz, porque sabe colocar a sua alegria no Senhor, até mesmo quando passa por momentos difíceis na vida. Ter fé não significa não ter momentos difíceis, mas ter a força para enfrentá-los sabendo que não estamos sozinhos. E esta é a Paz que Deus dá a seus filhos.
Com o olhar voltado para o Natal está próximo, a Igreja nos convida a testemunhar que Jesus não é um personagem do passado: Ele é a Palavra de Deus que hoje continua a iluminar o caminho do homem, seus gestos, os sacramentos, são a manifestação da ternura, do consolo e do amor do Pai a cada ser humano. 
A Virgem Maria ‘causa de nossa alegria’ nos torne sempre alegres no Senhor, que vem libertar-nos de tantas escravidões interiores e exteriores”.
O Papa rezou a oração do Angelus e depois disse as seguintes palavras:
"Queridos irmãos e irmãs, tinha me esquecido a frase. Como era? Vejamos: ‘Com Jesus a alegria é de casa’. Todos juntos: ‘Com Jesus a alegria é de casa’.
Saúdo os presentes, famílias, grupos paroquiais e associações que vieram de Roma, da Itália e de tantos lugares do mundo. Especialmente saúdo os peregrinos de Civitella Casanova, Catania, Gela, Altamura, e os jovens de Frosinone.
Ao cumprimentar os fiéis poloneses, uno-me espiritualmente a seus compatriotas que hoje acendem a ‘vela de Natal’, e reiteram o compromisso de solidariedade, especialmente neste Ano da Cáritas que se celebra na Polônia.
Agora Saúdo com afeto as crianças, que vieram para a benção dos ‘Meninos Jesus’, organizada pelo Centro Oratórios Romanos. Meus parabéns, foram muito bons, cheios de alegria aqui na praça, meus parabéns. E agora levem o nascimento abençoado. Queridas crianças, agradeço-lhes vossa presença, e lhes desejo um feliz Natal. Quando rezem em casa, diante do presépio, peço-lhes que se lembrem também de mim, como eu me lembro de vocês.
A oração é a respiração da alma: é importante encontrar momentos durante o dia para abrir o coração a Deus, também com simples e breves orações do povo cristão. Por isso pensei dar-lhes um presente, a todos os que estão aqui na praça, uma surpresa, um presente. Um pequeno livrinho de bolso que traz algumas orações, para os diversos momentos do dia e para as diversas situações da vida. É isso. Alguns voluntários o distribuirão. Cada um pegue um e levem-no com vocês, como ajuda para viver todo o dia com Deus.
Não esqueçamos essa mensagem tão bonita que trouxeram aqui com o cartaz: ‘Com Jesus a alegria é de casa’. E a todos vocês lhes desejo um cordial ‘bom domingo’ e ‘bom almoço’. E não se esqueçam, por favor, de rezar por mim. Até logo! E muita alegria!

Radio Vaticana. ANSA, Zenit, Romereports e AFP


--