sexta-feira, dezembro 26, 2014

MISSA DO GALO NA CATEDRAL METROPOLITANA


Ao iniciar a tradicional ‘Missa do Galo’, na a noite do dia 24 de dezembro, realizada na Catedral de São Sebastião, no Centro, o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, desejou a todos um “feliz e santo Natal”, e depois convidou os fiéis a unir-se aos “céus e a terra para cantar o mistério do nascimento do ‘menino luz’, e de anunciar a paz a todos que acolhem com alegria a boa notícia do Senhor”.
“Depois de viver com intensidade o tempo do Advento, estamos reunidos em ação de graças, em sintonia com toda a Igreja, para celebrar a proximidade de Deus que veio morar no meio de nós. O Natal do Senhor! Ele é a grande luz que brilhou na escuridão, trazendo a todos, em todos os tempos, a esperança de uma nova vida”, acrescentou. 
 A missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar e animador do Vicariato Urbano, Dom Pedro Cunha Cruz, e entre os presbíteros, o pároco, monsenhor Joel Portella Amado, e o reitor do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, padre Leandro Lênin, que fez, em latim, o anúncio do Natal. Entre os fiéis, dezenas de consagrados da Comunidade Católica Shalom.

MENINO LUZ
Na homilia, o arcebispo recordou o anúncio feito pelo profeta Isaías, na primeira leitura.
A chegada de um ‘menino luz’, dom de Deus, que é prometido e esperado na expectativa de um povo que andava na escuridão, com o coração oprimido, e a escravidão sobre seus ombros.

“O clamor que havia entre o povo não é coisa do passado. Ainda hoje, há um grande desejo no coração das pessoas. Muitos anseiam por essa luz, por uma vida nova, por novos tempos. Um mundo diferente, com mais justiça, paz e fraternidade. Um desejo que manifestamos todos os anos, por ocasião do tempo do Natal, que extrapola também pelos cumprimentos de um bom ano novo”, explicou.
MISTÉRIO DO NATAL
Na reflexão do Evangelho, Dom Orani lembrou sobre a necessidade de atualizar o mistério da celebração do Natal, de um Deus que se tornou próximo, se fez carne e veio morar entre os homens.
O seu nascimento trouxe alegria, a alegria de sua presença, porque Ele assumiu a vida, as dores e a existência de cada um.
“Atualizamos o mistério do Natal quando acolhemos a boa notícia d’Aquele que veio nos salvar, depois quando nos tornamos seus discípulos. Muitos clamam por luz diante das injustiças, misérias, corrupções, divisões, guerras, violências e morte. Longe de desanimar, somos enviados por Deus, como Igreja, para ser hoje sinais de Jesus Cristo na sociedade”, destacou.
DESAFIOS DA MISSÃO
Dom Orani recordou ainda sobre as opções da sociedade, que nem sempre acolhe com alegria o ‘menino luz’. Disse de quem quer excluir Deus da história, e os símbolos religiosos das instituições. As perseguições e leis que dificultam e impedem as pessoas de buscar o transcendente, a vida de fé e o anúncio do Evangelho. Ainda, a concepção falsa, errônea e maldosa do estado laico.

Em Cristo, afirmou o arcebispo, a vida tem um novo sentido, que vai além de questões humanas. O anúncio do Natal, deve ser feito mesmo diante de situações complexas e de perseguições.
“Sejamos um povo alegre. Natal é cantar as alegrias dessa proximidade de Deus. A nossa grande metrópole necessita de discípulos missionários, que ao encontrar o Senhor, contagie a todos com o bem, com boas notícias, com o anúncio de Jesus Cristo, o sentido de nossa vida”.

Dom Orani concluiu sua homilia, lembrando que o ‘menino luz’ prometido, que nasceu de Maria, em Belém, por obra do Espírito Santo, é o filho de Deus, o Senhor. Renovando votos de um abençoado Natal, convidou a todos para viver intensamente, no cotidiano da vida, o mistério da presença e da percepção contagiante do Salvador.
“Vivo e ressuscitado entre nós, Ele nasceu como uma criança, na pobreza, para que ninguém tenha medo de sua proximidade. O Senhor não nos tira nada, nos dá tudo. Ele é a verdadeira vida que buscamos. Vivamos unidos, na fraternidade e na comunhão! Que o mundo, entre tantas violências e desigualdades, seja contagiado com o bem. Que a paz reine em nossas fronteiras. Que o espírito de Natal perdure sempre em nossos corações!”, finalizou.

No final da celebração, Dom Orani rezou diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e depois, introduziu a estátua do menino Jesus no presépio, montado dentro da Catedral.

por Carlos Moioli

---