segunda-feira, dezembro 15, 2014

TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO 2014 - "SOU UMA VOZ QUE CLAMA NO DESERTO"

O TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO É TAMBÉM CHAMADO “DOMINGO DA ALEGRIA”, PORQUE ESSE É O ESPÍRITO QUE O NATAL TRAZ PARA A
HUMANIDADE.

O Evangelho apresenta-nos João Batista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo. O objetivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens.
EVANGELHO (Jo 1,6-8.19-28)
“Surgiu um homem enviado por Deus, seu nome era João.  Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. Eles perguntaram: “Quem
és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”, conforme disse o profeta Isaías. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: 
“Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
III Domingo do Advento
É curioso como o quaro Evangelho apresenta a figura do Batista: é um “homem”, sem mais qualitativos nem precisões. Nada se diz de sua origem ou de sua condição social. Ele mesmo sabe que não é importante. Não é o messias, não é Elias, nem sequer é o Profeta que todos estão esperando. Só se vê a si mesmo como “a voz que clama no deserto: “aplanai o caminho do Senhor”.
 Não obstante, Deus o envia como “testemunha da luz”, capaz de despertar a fé de todos. Uma pessoas que pode transmitir luz e vida. O que é ser testemunha da luz?
A testemunha é como João. Não dá importância a si mesma. Não busca ser original nem chamar a atenção. Não procura causar impacto em ninguém. Simplesmente vive sua vida de maneira convicta. Percebe-se que Deus ilumina sua vida, pois o irradia em sua maneira de viver e de crer.

A testemunha da luz não fala muito, mas é uma voz. Vive algo inconfundível. Comunica o que a faz viver. Não diz coisas sobre Deus, mas transmite “algo”. Não ensina doutrina religiosa, mas convida a crer. 
A vida da testemunha atrai e desperta interesse. Não culpabiliza ninguém, nem condena. Transmite confiança em Deus, liberta de medos. Abre sempre caminhos . É como o Batista, “aplaina o caminho do Senhor”
A testemunha se sente frágil e limitada. Muitas vezes comprova que sua fé não encontra apoio nem eco social. Vê-se, inclusive, rodeada de indiferença ou rejeição. Mas a testemunha de Deus não julga ninguém. 
Não vê os outros como adversários que devem ser combatidos ou convencidos: Deus sabe como encontrar-se com cada um de seus filhos e filhas.
Diz-se que o mundo atual está se convertendo num “deserto”, mas a testemunha nos revela que sabe algo de Deus e do amor, sabe algo da “fonte” e de como se acalma a sede de felicidade que existe no ser humano. A vida está cheia de pequenas testemunhas. São crentes simples, humildes, pessoas só conhecidas em sua vizinhança. Pessoas estranhavelmente boas. Vivem segundo a verdade e o amor. Elas nos “aplainam o caminho” para Deus. São o melhor que temos na Igreja. 
PARA A SEMANA QUE SE SEGUE…
No coração do quotidiano: a esperança. O nosso olhar sobre os outros e sobre o mundo pode ser transformado nesta semana: passar da contestação à bondade; procurar ter uma expressão de sorriso em cada encontro, saudar o outro como um irmão que Deus ama e desejar-lhe todo o bem que Deus quer para ele. A alegria cristã não está ao nível de um optimismo simplista, mas coloca no coração do quotidiano a esperança, possível e credível pela Palavra feita carne.


Lembrando que no dia 19 de Dezembro, sexta-feira, as confissões em preparação para o Natal do Menino Jesus, serão a partir das 18:30h na nossa paróquia.

Informamos o resultado da Rifa:
1º prêmio – TV 29’ LG – Cristiane – nº 378
2º prêmio – Quadro pintado por Altair Leal – Sr Renaldo – nº 151

--