sábado, dezembro 13, 2014

ESCOLA SUPERIOR MATER ECCLESIAE DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO CELEBRA O SEU JUBILEU DE OURO DE FUNDAÇÃO.


O jubileu de ouro foi comemorado com missa de ação de graças realizada esta manhã na Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, no Catete.

A idéia da criação de uma Escola destinada à formação de professores de religião para nível médio surgiu durante um Congresso Catequético realizado em outubro de 1964 e promovido pelo Regional Leste-1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) - Estado da Guanabara e do Rio. Até então, havia numerosos cursos para catequistas paroquiais e de escolas primárias, mas nada organizado para o atendimento da área secundária.
Comunicada a idéia ao cardeal dom Jaime Câmara — que, estava participando do Concílio Vaticano II, em Roma — dele recebeu entusiasmático apoio, em carta enviada ao subsecretário do Regional, que ficava incumbido de elaborar um anteprojeto da Escola. Dom Jaime era, além de arcebispo da Guanabara, o presidente da Comissão Episcopal Leste-1.
Com a colaboração de uma equipe, na qual se achavam o Pe. Hugo Paiva, subsecretário geral da CNBB; o cônego Geraldo Pereira; diretor do Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso da Guanabara; dom Cirilo Gomes, OSB, subsecretário do Leste-1; o professor Álvaro Gomes e a professora Maria Regina Vômero Dias, da Secretaria de Educação da GB, foi elaborado o anteprojeto, que foi promulgado por dom Jaime no dia 12 de dezembro de 1964.

O objetivo da Escola ficou definido como: formação e aperfeiçoamento de professores de Religião em estabelecimentos de educação de nível médio, sediados na Região Leste-1 da Conferência Nacional dos Bispos.

A Escola ficaria subordinada ao Secretariado Regional, com audiência do Prelado Arquidiocesano de sua sede. Recebia o título de "Mater Ecclesiae", em homenagem à Virgem Maria, que com essa designação fora solenemente invocada por Paulo VI, no memorável encerramento da 3ª sessão do Concílio, a 20 de novembro de 1964
O papa exprimira seu voto de que Maria fosse, desde então, honrada e invocada com mais esta designação (antes pouco usual e até discutida entre teólogos); pois bem, a Escola do Leste-1 parece ter sido a primeira instituição do mundo a corresponder a este apelo, pois era criada, sob este título, 20 dias após.

A festa da inauguração da Escola ocorreu em março seguinte, contando com a presença do cardeal dom Jaime, do corpo docente e de cerca de 50 alunos matriculados.
Desejava-se dar-lhes uma formação doutrinária básica e sólida, uma iniciação teológica que lhes permitisse sentir ao vivo a beleza e a coerência das verdades católicas, ao mesmo tempo que os recursos didáticos que os habilitassem à transmissão catequética a jovens. 

Entre os professores que lecionaram na Mater Ecclesiae, contam-se por exemplo: Dom José de Castro Pinto, Dom Estêvão Bettencourt, Pe. Bertrand de Margerie, Pe. Antônio Guglielmi, Dom Mário Gurgel, Dom Paulo Rocha, Pe. Afonso Garcia, Pe. Leme Lopes, Pe. Paulo Bannwarth, Pe. Bruno Trombetta, professora Maria Lídia Matos, Herenice Auler etc.
Entre os alunos já houve magistrados, generais, médicos, sociólogos, professores, jovens, religiosos... sendo que muitos deles se dedicaram efetivamente ao apostolado do ensino religioso, mesmo antes de haver perspectivas de remuneração nos estabelecimentos oficiais de ensino.
Durante muitos anos a Escola foi dirigida por Pe. Estevão Tavares Bettencourt, OSB, que com sua dedicação no ensino da fé católica contribuiu significativamente para o aumento do número de núcleos da Escola, e ao longo dos 50 anos, milhares de alunos foram formados pelas escolas da fé. As aulas presenciais do Mater Ecclesiae e Luz e Vida contam com cerca de 50 núcleos espalhados pela região metropolitana do Rio de Janeiro, o número de participantes nos núcleos varia de 20 a mais de 100 alunos. O curso por correspondência teve esse ano cerca de 300 inscritos.

Atualmente, a Escola conta em sua direção com Dom Luiz Henrique, bispo auxiliar desta Arquidiocese e, como vice-diretor, o Padre Fábio Siqueira. O escritório central fica locado no Edifício João Paulo II da Cúria Metropolitana desta cidade, onde funciona também a difusão dos Cursos por Correspondência.
Possui ainda em sua estrutura um corpo docente composto por padres, diáconos permanentes, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas engajados em diversas pastorais e formados pelas principais instituições teológicas do Rio de Janeiro.
A Escola de Fé e Catequese Mater Ecclesiae sempre contou, desde a sua fundação, com o total apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro e de outros bispos diocesanos que se interessam em levar a experiência desta instituição para as suas dioceses. A título de exemplo, podemos citar as Dioceses de Petrópolis-RJ, Campos-RJ, etc. Desta maneira, a proposta da Escola passa para além dos limites iniciais, tornando-se um foco de ampla irradiação da fé e da doutrina católicas.

Com a aprovação da lei que regulamenta o ensino religioso confessional no Estado do Rio de Janeiro (Lei nº 3459 de 14 de setembro de 2000), A Escola Mater Ecclesiae foi habilitada na Arquidiocese como sendo um dos cursos reconhecidos pelo então Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Eusébio Oscar Scheid, para a formação dos futuros professores da rede do ensino religioso nas escolas municipais e estaduais. O primeiro concurso público foi aberto contando 500 vagas, das quais 342 a serem preenchidas por católicos e foi realizado no dia 04/01/2004 com a aprovação de 718 candidatos (dados do Diário Oficial de 10/02/2004).

Venha estudar conosco. Alegramo-nos no Senhor pela sua presença em nossas turmas. Nossa meta é formar cidadãos dos céus (Fl 3,20).

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Arcebispo Metropolitano: Dom Orani Cardeal Tempesta
Direção e Jornalismo: Carlos Moioli
Fotos: Gustavo de Oliveira
www.materecclesiae.com.br
www.arqrio.org


--