segunda-feira, outubro 26, 2015

O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?




O que podemos fazer quando a fé vai se apagando em nosso coração? É possível reagir? Podemos sair da indiferença? Marcos narra a cura do cego Bartimeu para animar seus leitores a viver um processo que possa mudar.
Não é difícil reconhecer-nos na figura de Bartimeu. Vivemos às vezes como “cegos', sem luz para olhar a vida como Jesus a olhava. “Sentados”, instalados numa religião convencional, sem força para seguir seus passos. Descaminhados, “à beira do caminho” que Jesus percorre, sem aceitá-lo como guia de nossa vida. O que podemos fazer?
Apesar de sua cegueira, Bartimeu “fica sabendo” que por sua vida está passando Jesus. Não pode deixar escapar a ocasião e começa a gritar seguidamente: “Tem compaixão de mim! ” Esta é sempre a primeira coisa: abrir-se a qualquer chamado ou experiência que nos convida a curar nossa vida. O cego não sabe recitar orações feitas por outros. Só sabe gritar e pedir compaixão, porque se sente mal. Este grito humilde e sincero, repetido do fundo do coração, pode ser o começo de uma vida nova. Jesus passará ao largo.





O cego continua no chão, longe de Jesus, mas escuta atentamente o que lhe dizem seus convidados: “Coragem! Levanta-te, porque ele te chama”. Primeiro se deixa animar, abrindo uma pequena brecha para a esperança. Depois ouve o chamado a levantar-se e reagir, Por último, já não se sente sozinho: Jesus o está chamando. Isto muda tudo.

Bartimeu dá três passos que vão mudar sua vida. “Jogando fora o manto”, porque o impede de encontrar-se com Jesus . Depois, embora ainda mova entre trevas, “dá um salto” decidido.Desta maneira “se aproxima” de Jesus. É o que precisamos muitos de nós: libertar-nos de amarras que emperram nossa fé ; tomar , por fim, uma decisão sem deixá-la para mais tarde e colocar-nos diante de Jesus com confiança simples e nova.

Quando Jesus lhe pergunta o que quer dele, o cego não duvida. Sabe muito bem do que precisa: : Mestre , que possa ver novamente”. É o mais importante. Quando alguém começa ver as coisas de maneira nova, sua vida se transforma. Quando uma comunidade recebe luz de Jesus, ele se converte.



Oração Eucarística VI-D

"Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo e seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda a humanidade se abra à esperança de um mundo novo."