quarta-feira, abril 27, 2016

PASTORAL DA FAMÍLIA, ALEGRIA DO EVANGELHO





Queridos irmãos e irmãs venho reforçar o convite para que estejam , no dia 02 de maio de 2016, para mais um encontro da Pastoral da Família, às 19 h e 30 min, no salão paroquial. Nossos encontros ainda serão feitos em forma de aprofundamento (palestras) e em nosso segundo encontro falaremos sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Alegria do Evangelho , assim vamos passo a passo percebendo e escutando os apelos da Igreja que nos convida na voz do pastor a anunciarmos o Boa Nova de Jesus. 

Aproveito para dizer que a Exortação está a venda na secretaria da Paróquia, bem como a mais nova Exortação Alegria do Amor, que muito em breve meditaremos também . 

A Paz de Cristo, Feliz Páscoa


Padre Marcos Belizário Ferreira
pároco 





Evangelii Gaudium (em latim) ou Alegria do Evangelho (em português), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013.

Como a maioria das exortações apostólicas, foi escrita após uma reunião do Sínodo dos Bispos, neste caso, a XIII Assembleia Geral Ordinária sobre A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. , que reuniu 170 bispos do mundo inteiro em Roma em outubro de 2012. O documento trata principalmente sobre a evangelização.

A exortação tem mais de 200 páginas e está dividida em cinco capítulos, além da introdução:

  • A transformação missionária da Igreja;
  • Na crise do compromisso comunitário;
  • O anúncio do Evangelho;
  • A dimensão social da Evangelização;
  • Evangelizadores com Espírito.

O tema principal é o anúncio missionário do Evangelho e sua relação com a alegria cristã, mas fala também sobre a paz, a homilética, a justiça social, a família, o respeito pela criação (ecologia), o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, e o papel das mulheres na Igreja.

Também critica o consumo da sociedade capitalista, e insiste que os principais destinatários da mensagem cristã são os pobres. Acusa também o atual sistema econômico de ser injusto, baseado na tirania do mercado, a especulação financeira, a corrupção generalizada e a evasão fiscal.