sexta-feira, abril 01, 2016

PASTORAL DA FAMÍLIA, MISERICÓRDIA E PERDÃO



"Amoris laetitia"
“A Alegria do amor”

Na semana em que o Santo Padre, Papa Francisco, publica a Exortação Apostólica “Amoris laeticia” a nossa Pastoral da Família organizou uma meditação sobre “A Misericórdia e o Perdão” tendo como público alvo os casais de nossa comunidade paroquial de São Conrado . O Papa Francisco, desde quando começou seu ministério como pastor supremo de todos nós católicos, tem insistido sobre questões relevantes aos casais e consequentemente às famílias, tanto assim que em 2014 ocorreu no Vaticano o Sínodo sobre a Família, no encerramento falou-nos o Papa :


"Enquanto acompanhava os trabalhos do Sínodo, pus-me esta pergunta: Que há de significar, para a Igreja, encerrar este Sínodo dedicado à família?


Certamente não significa que esgotamos todos os temas inerentes à família, mas que procuramos iluminá-los com a luz do Evangelho, da tradição e da história bimilenária da Igreja, infundindo neles a alegria da esperança, sem cair na fácil repetição do que é indiscutível ou já se disse.

Seguramente não significa que encontramos soluções exaustivas para todas as dificuldades e dúvidas que desafiam e ameaçam a família, mas que colocamos tais dificuldades e dúvidas sob a luz da Fé, examinamo-las cuidadosamente, abordamo-las sem medo e sem esconder a cabeça na areia.

Significa que solicitamos todos a compreender a importância da instituição da família e do Matrimônio entre homem e mulher, fundado sobre a unidade e a indissolubilidade e a apreciá-la como base fundamental da sociedade e da vida humana.

Significa que escutamos e fizemos escutar as vozes das famílias e dos pastores da Igreja que vieram a Roma carregando sobre os ombros os fardos e as esperanças, as riquezas e os desafios das famílias do mundo inteiro.

Significa que demos provas da vitalidade da Igreja Católica, que não tem medo de abalar as consciências anestesiadas ou sujar as mãos discutindo, animada e francamente, sobre a família.

Significa que procuramos olhar e ler a realidade, melhor dito as realidades, de hoje com os olhos de Deus, para acender e iluminar, com a chama da fé, os corações dos homens, num período histórico de desânimo e de crise social, econômica, moral e de prevalecente negatividade.

Significa que testemunhamos a todos que o Evangelho continua a ser, para a Igreja, a fonte viva de novidade eterna, contra aqueles que querem «endoutriná-lo» como pedras mortas para as jogar contra os outros.

Significa também que espoliamos os corações fechados que, frequentemente, se escondem mesmo por detrás dos ensinamentos da Igreja ou das boas intenções para se sentar na cátedra de Moisés e julgar, às vezes com superioridade e superficialidade, os casos difíceis e as famílias feridas.

Significa que afirmamos que a Igreja é Igreja dos pobres em espírito e dos pecadores à procura do perdão e não apenas dos justos e dos santos, ou melhor dos justos e dos santos quando se sentem pobres e pecadores.

Significa que procuramos abrir os horizontes para superar toda a hermenêutica conspiradora ou perspectiva fechada, para defender e difundir a liberdade dos filhos de Deus, para transmitir a beleza da Novidade cristã, por vezes coberta pela ferrugem duma linguagem arcaica ou simplesmente incompreensível”

Durante a Quaresma de 2016, formamos a nossa Pastoral da Família, hoje coordenada pelo casal Paulo e Maria Rita . Realizamos juntos nosso segundo Encontro de preparação para a vida matrimonial, ocorrido no último 19 de março e já agendamos o próximo para 08 de outubro de 2016. Também ficou estabelecido que nos reuniremos sempre a cada primeira segunda-feira de cada mês, daí que no próximo dia 04 de abril , às 19 h e 30 min teremos no salão paroquial uma meditação sobre a misericórdia e o perdão conforme escrito no primeiro parágrafo .

Sinta-se convidado, convidada, sinta-se você casal católico de São Conrado já como membro da mais importante pastoral da igreja, pois a comunidade começa a ser experimentada em casa, na igreja doméstica e celebrada todos os Domingos na Eucaristia. Cotamos ainda com os pais das nossas crianças que estão na catequese, venham ! Venham todos!

Certos que no nosso próximo encontro, em maio, já teremos em mãos o texto da nova Exortação Apostólica. Com a benção de Deus e a intercessão de Nossa Senhora.

Padre Marcos Belizário Ferreira 
Pároco da Matriz de São Conrado