quarta-feira, agosto 17, 2016

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE MARIA




Formar-se desde o berço para ouvir, aceitar, executar e ensinar a Palavra de Deus é vital para a formação da consciência solidária com o serviço ao próximo e a causas de promoção do bem da sociedade. Aí se inclui a formação para a pessoa honrar a palavra dada e ser responsável em assumir valores que dignificam o ser humano.

No contexto da vida de Joaquim e Ana, os pais da mãe de Jesus, tal formação se deu a ponto de a filha se interessar pelo conhecimento e a prática da Palavra divina. Quando soube do projeto de Deus a seu respeito, entendendo que o anúncio do anjo foi a manifestação da vontade do Senhor, logo ela se prontificou em dar sua palavra, que honrou até o fim da vida, acompanhando o filho para Ele cumprir o plano do Pai. Até aos pés da cruz lá ela estava. Sabia que o filho sairia vitorioso, como, de fato, aconteceu com sua ressurreição.

Quando o ser humano é dócil em aceitar e executar a vontade de Deus, torna-se pessoa de responsabilidade em relação a trabalhar dentro da ética, da moral e do bem fundamentado na revelação feita através do Filho de Deus. Não titubeia em ser coerente com sua fé e o que conhece ser o melhor para dar resposta à Palavra divina. Não se deixa corromper, nem com propinas atraentes, em qualquer situação e posição social, mesmo dentro da política partidária. Orgulha-se até por promover e defender o que é justo e de valia para o serviço ao próximo, desenvolvendo os talentos. Usa-os para promover o bem de todos, seja na família, seja no convívio social.

Na subida da Mãe de Jesus para o céu, vemos o resultado da Palavra dada por ela a Deus, no cumprimento da missão aqui na terra. Sua glorificação mostra que, do alto do céu, seu exemplo nos chama sempre atenção para nós também sermos de palavra, seguindo a de Deus. Oxalá todos o fizessem! Teríamos um mundo sem guerras, tantas injustiças e mortes provocadas, desacertos familiares, políticos e sociais. A religiosidade seria vivida mais coerentemente. É evidente a fragilidade humana, sujeita aos desmandos e erros. Mas a misericórdia de Deus é imensa. Precisamos aproveitá-la mais, para também sermos misericordiosos e refazermos nossa vida, conforme a Palavra divina aceita, vivida e ensinada. Desse modo, superamos nossas deficiências e fazemos nosso convívio mais solidário, com resultado de entendimento, promoção dos excluídos e vida de paz!

Maria, mulher forte na prática da Palavra de Deus, é coroada de glória e admirada por todas as gerações dos que também aceitam o desafio de colocar em prática os ensinamentos divinos. Chama-nos a olhar para cima, onde ela está, indicando que o melhor na vida não é seguir os caprichos dos instintos e sim a vontade de Deus. Ele quer o bem de todos, indicando o caminho do resultado de quem O segue.

A Mãe de Jesus e nossa, é como a arca feita por ordem divina a Moisés e tão valorizada por Davi. No meio do povo, dá segurança e certeza da presença de Deus, que faz as pessoas terem força na caminhada, em vista do Reino divino implantado na caminha da história humana na terra, em busca do Reino definitivo na eternidade (Cf. 1 Crônicas 15,3-16,2).