segunda-feira, dezembro 26, 2016

MISSA DA NOITE (VÉSPERAS)



Isaías 9,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías  O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.  Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.  Pois o jugo que oprimia o povo — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais —, tu os abateste como na jornada de Madiã.  Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.  Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.  Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.



Missa na Solenidade do Nascimento de Jesus

24 de dezembro de 2016










Renovados pela luz do Natal

O Natal tem a força de nos fazer diferentes, transformando-nos a partir de nosso interior. A profecia de Isaías falava de um povo que caminhava nas trevas e que foi iluminado por uma nova luz. Trevas: símbolo do medo, da violência, da morte, da destruição. Luz: símbolo da vida, da coragem, da transformação. Os bandidos, os maldosos não agem à luz do dia, mas na escuridão, porque a escuridão tem a capacidade de esconder a maldade. A escuridão, no sentido Bíblico, é a fonte do mal e da maldade. A luz é a fonte da vida, que promove o bem e a bondade. Tudo isso é força transformadora que tem sua origem no nascimento de Jesus. Deus nasce em nossa terra com a força de nos transformar pela iluminação da verdade e da alegria da vida. Importa, agora, deixar que essa transformação produza mudanças dentro de nós e em nossas vidas, como descreve o belo prólogo de João: os que acolhem a luz do Natal e se deixam envolver por ela tornam-se filhos e filhas de Deus. Natal é a luz divina brilhando entre nós. Luz transformadora, luz renovadora da vida que é acesa em nossos corações para iluminar nossas vidas.





Narrativa do nascimento de Jesus segundo São Lucas 

ACONTECEU QUE naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.  Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.  Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia,  para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto,  e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.  Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.  Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura.” E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.”





Renovar a vida com a alegria do Natal

Esta fonte de luz nova e renovadora da vida faz do Natal uma das datas mais importantes do ano, não somente para nós cristãos, mas também para aqueles que não participam da nossa fé. É um tempo, no qual a confraternização e a solidariedade como que podem ser tocadas por nossas mãos. É o fenômeno do coração humano tocado pela alegria divina; pela alegria do Natal. Isaias, na 1ª leitura da Missa da Noite, fala dessa alegria em termos exagerados, daquela experiência de alegria que nos faz bons, bondosos, fraternos. De fato, somente a alegria interior, promovida pela presença de Jesus em nossos corações, é capaz de nos fortalecer e nos tornar melhores. Na alegria do Natal nós renovamos a nossa vida. A tristeza é o caminho da depressão. A alegria, ao contrário, é o caminho verdadeiro da vida, porque a alegria não é apenas um sentimento, mas é um modo de viver próprio daqueles em quem nasce a luz de Jesus Cristo, no Natal. Por isso, mais que sentimento, a alegria é uma força existencial.





Benção do bairro de São Conrado 

e oração pelos paroquianos diante do Presépio 

24 de dezembro de 2016 

Paróquia São Conrado

Menino Jesus, Deus que se fez homem por nós, diante do presépio, queremos rezar por nossa família, pelos que aqui estão e pelos que não estão conosco agora. Queremos rezar também por todas as famílias, de modo especial pelas que estão sofrendo, pelas famí- lias divididas por discórdia, mágoas e rancores. Que, nesta Noite Santa, todos se libertem do que separa e divide. Que todos se unam através dos laços da fé, do amor e do perdão. Jesus querido, abençoa nossa família, fortalece os enfraquecidos, cura as feridas de relacionamentos. Recebe, como nosso presente de Natal, o firme propósito de nos amarmos sempre mais. Amém.