sábado, dezembro 24, 2016

MENSAGEM DE NATAL,PADRE MARCOS



O Natal é um mistério grande porque Deus passa a viver e participar diretamente na história humana. Nem todos os homens e mulheres são capazes de compreender o significado deste Mistério e o trocam pelo natal comercializado das festas de fim de ano. Um Mistério grande, contudo, que não pode ser esquecido ou vivido de modo paganizado pelos cristãos. O Natal é uma celebração que toca os sentimentos de nossos relacionamentos sociais, aproxima famílias e fortalece amizades. Este é um fruto daquilo que o Natal deve representar na vida de cada cristão: a presença divina entre nós, capaz de fortalecer os relacionamentos fraternos.

Todas as festividades natalinas, do ponto de vista cristão, falam de renovação da vida. Renovar a vida, renovar o coração, renovando-se internamente com a proposta de ter um novo modo de se relacionar com a própria vida e com a vida de outras pessoas que amamos ou que ainda não somos capazes de amar. O Natal tem essa força espiritual de incentivar-nos a recomeçar a vida, vivendo de modo diferente, mais atento ao dom da vida. De fato, não se espera que alguém renasça para o pior; todo renascimento é alegria que transforma o jeito de viver para o bem e para o melhor.

Hoje, como cristãos, temos a oportunidade de testemunhar nossa alegria interior para acolher o Menino Jesus que nasce em Belém. Ele é uma proposta de vida nova para o mundo, é o sinal vivo da esperança para se viver de modo mais simples e, por isso, sorvendo cada gota de vida que nós recebemos de Deus em todos os momentos de nossas histórias. Para nós, cristãos, testemunhar a alegria do Natal é algo sumamente importante e, até mesmo, urgente, pois nossa vocação é iluminar as escuridões do mundo com a luz divina; a nova luz, Jesus, que sempre volta a brilhar no Natal.

Não somos ingênuos. Sabemos que a mensagem do Natal não será capaz de cessar as guerras ou eliminar todas as formas de injustiças e violências que existem no mundo, provocadoras de tanto sofrimento para inocentes. Mas, com certeza, é uma mensagem que dá novos olhos e novas luzes para não se render ao mal e nem aos malvados que exploram a vida do povo mais simples e indefeso; algo totalmente oposto ao projeto divino. O Natal é o grito de Deus que toca o silêncio dos corações que amam a paz e a fraternidade. Feliz Natal!

(Francisco Régis)



Oração

Alegria, paz, quietude! Este é o estribilho do Natal. Esta é a mensagem do Natal. É, pois com alegria que nos dirigimos ao teu presépio, Senhor, para sentir o aroma suave da tua paz e deixar que ele penetre no fundo de nossas vidas. É com o coração cantando canções festivas que contemplamos tua imagem na manjedoura, para encher nossos olhos de ternura e poder olhar o mundo com mesmo olhar terno de tua divindade.
Com ritos solenes,celebramos teu nascimento,glória divina que nasce na terra,força do alto que vem nos visitar, pobreza humana escolhida para acolher o Senhor da vida.Feliz Natal, Jesus! Concedei-nos, hoje, a vossa paz para que o mundo se torne menos violento e mais fraterno.

Amém!