sábado, maio 06, 2017

LUTO, IRMÃ MIRIA THEREZINHA KOLLING



Irmã MIRIA THEREZINHA KOLLING é religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Nascida em Dois Irmãos, Rio Grande do Sul - Brasil,desde cedo aprendeu na família a amar e cultivar a música. Na Congregação teve oportunidade de aprofundar seus estudos musicais. 

Fez o Curso de Formação Profissional de Professor Primário, no Instituto de Educação "Padre Anchieta" , em São Paulo, onde mereceu Cadeira Prêmio, efetivando-se sem concurso, no magistério público do Estado, como Professor I.

Cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos (Licenciatura Plena) e Música - bacharelado em Instrumento - Piano, na Faculdade de Música de Santos.

Em 1981 participou do Simpósio Internacional de Música Sacra e Cultura Brasileira, realizado em São Paulo, SP, evento que lhe abriu caminhos para seu aprofundamento em música sacra na Alemanha e na Áustria, com mestres europeus, por 2 anos (1983 e 1984), com Bolsa da Adveniat.

Estudou Técnica Vocal e Canto com os professores Adelia Issa e Caio Ferraz, em São Paulo. Fez também os cursos básicos de alemão, inglês e espanhol. Participa de Congressos, Festivais, Encontros de músicos pela CNBB, Semanas de Liturgia, bem como das Campanhas da Fraternidade, tendo já composto diversos hinos.

Morou em Santos por diversos anos, onde fez parte da Comissão Diocesana de Música Sacra, juntamente com Pe. Ximenes Coutinho, Pe. Lucio Floro e Juan Manuel Serrano Júnior. Foi lá que começou a compor e a se dedicar à Música Litúrgica, participando desde 1968 dos Cursos de Canto Pastoral que aconteciam em São Paulo e outras capitais. Desde 1989 reside em São Paulo - SP, mas exerce suas atividades litúrgico-musicais pelo Brasil todo, ministrando Encontros de Liturgia e Canto Pastoral.

É membro da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos- AFCLAS, como sócia fundadora, desde 1986. Como membro da Comissão de Bens Culturais da Igreja, que até 2003 estava sob a coordenação de Dom Gil Antonio Moreira, participou de dois Seminários promovidos pela Comissão, acontecidos em São Paulo, e coordenou o Curso de Música da UNIFAI, no ano de 2003, que infelizmente teve sua continuidade interrompida, por dificuldades internas.

Foi também membro da Sociedade Brasileira de Musicologia, e durante vários anos fez parte da Associação dos Regentes de Corais Infantis - ARCI, como regente do Coral Infantil "Do-Re-Mi", do INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, capital), com quem gravou diversos CDs (Missas com crianças e canções infantis), para Paulinas-COMEP e Paulus.

Como compositora de música litúrgica e religiosa, é conhecida sobretudo pelas Missas e cantos litúrgicos, para as Celebrações. Dentre as mais conhecidas: Missa da Amizade, sua obra prima, composta em 1970. Outras Missas: da Alegria, Ser Presença, O Senhor minha Festa ( uma experiência feita no interior do nordeste, e gravada também em Portugal), Bem-Aventurados, Creio na Vida, Espírito Santo, Noite Feliz ( Natal), Maria a Nova Mulher, Solidão Sonora ( uma experiência de Deus com São João da Cruz), Serei o Amor (experiência de Deus com Santa Teresinha, em Lisieux, na França), Nas Asas do Amor, Eterna Fonte (experiência de Deus com Santa Teresa), Deus é bom (refrãos orantes), Abre-te, ó céu (exéquias) e muitas outras, além de cantos para a catequese e evangelização, já mais de 600 músicas, em geral com letra e música de sua autoria.