segunda-feira, maio 29, 2017

ASCENSÃO DO SENHOR


Benção da imagem réplica de São Conrado, feita na fábrica Sanjoanense em São João Del Rei, que será usada nas procissões e nas celebrações externas, pois a mesma é feita em resina.

Quarenta dias após a Ressurreição, Cristo Jesus elevou-se aos céus, enviando os discípulos a anunciar a Boa Nova por toda a terra, através principalmente de uma vida de santidade. Nesta missão, a Igreja tem percorrido diversos caminhos e encontrado novos campos para a evangelização. Por isso, hoje também celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais, rezando pelos que trabalham nos diversos setores da mídia e os ajudando a “comunicar esperança e confiança no nosso tempo”, conforme indicou o Papa Francisco em sua mensagem para o dia de hoje.

Mateus não quis terminar sua narração evangélica com o relato da Ascensão. Seu Evangelho, redigido em condições difíceis e críticas para as comunidades cristãs, pedia um final diferente do de Lucas. 

Uma leitura ingênua e equivocada da Ascensão podia criar naquelas comunidades a sensação de orfandade e abandono diante da partida definitiva de Jesus. Por isso Mateus termina seu Evangelho com uma frase inesquecível de Jesus ressuscitado. “Sabei que eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. 

Esta é a fé que anunciou sempre as comunidades cristãs. Não estamos sós, perdidos no meio da história, abandonados às nossas próprias forças e ao nosso pecado. Cristo está conosco. Em momentos como os que nós cristãos estamos vivendo hoje, é fácil cair em lamentações, desânimos e derrotismo. Dir-se-ia que esquecemos algo que precisamos urgentemente lembrar: Ele está conosco. 

Quando dois ou três crentes se reúnem em seu nome, ali está Ele no meio deles. Os encontros dos crentes não são assembleias de pessoas órfãs que tratam de animar-se mutuamente . No meio delas está Jesus Ressuscitado, como seu alento e sua força dinamizadora, Esquecê-lo é arriscar-nos e enfraquecer radicalmente nossa esperança. 


Mas podemos ir mais longe. Quando nos encontramos com uma pessoa necessitada, desprezada ou abandonada, estamos nos encontrando com aquele que quis solidarizar-se com todos os necessitados, de maneira radical. Por isso nossa adesão atual a Cristo em nenhum lugar se verifica melhor do que na ajuda e na solidariedade para com o ser humano necessitado. “Toda vez que o fizestes a um destes pequenos, foi a mim que o fizestes”. 

O Senhor ressuscitado está na Eucaristia alimentando nossa fé. Esta na comunidade cristã infundindo seu Espírito e impulsionando a missão. Está nos pobres movendo nossos corações à compaixão. Está conosco todos os dias até o fim do mundo. 

















Benção da imagem de Santa Rita de Cássia trazida da cidade de Ritápolis (MG), que permanecerá na Capela Nossa Senhora das Graças em Vila Canoa.










 

Deus eterno e todo poderoso, que pusestes o bispo São Conrado à frente do vosso povo, como pastor e guia na fé, amparai-nos por sua intercessão com vossa solicitude de Pai. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.