segunda-feira, julho 03, 2017

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO



A fotografia acima é a base do cálice comemorativo pelos 100 anos da primeira missa celebrada na matriz de São Conrado em 29 de junho de 1916. Na base do cálice estão as medalhas de São Conrado, Nossa Senhora da Purificação (ou da Luz), São Pedro e São Paulo, considerados por nós Patronos da primeira celebração eucarística ocorrida em nossa matriz.

O tema do acolhimento tem um peso grande no Pontificado de Papa Francisco. Acolher a periferia da sociedade na Igreja, acolher os pobres, acolher os migrantes. Esta mentalidade do acolhimento faz parte do Evangelho e é condição para que o Evangelho seja vivenciado como testemunho vivo no meio da sociedade. É deste modo que se entende o que Papa Francisco tem em mente quando fala dos “descartados sociais”, ou seja, aqueles homens e mulheres de todas as idades que não são acolhidos na sociedade, ou então, são descartados da vida social. Por isso, como católicos, é desejo do Papa que saibamos promover o acolhimento em nossas comunidades e tirar de nosso meio aquilo que fecha a porta da vida para tantas pessoas. Este é um modo de celebrar o “Dia do Papa”: refletindo sobre sua proposta pastoral do acolhimento. 

Outro tema muito querido de Papa Francisco é o ecumenismo. Isto também tem a ver com acolhimento; acolher os cristãos de outras Igrejas, de outras confissões cristãs que procuram viver de acordo com o Evangelho. Nós, Igreja católica, como as demais Igrejas cristãs, temos o mesmo Evangelho que nos une e nos faz, por esse motivo, irmãos uns dos outros. É a partir deste fundamento que se pode fazer aquilo que Papa Francisco chama de “ecumenismo ativo”, ou seja, como Igrejas cristãs que se acolhem propor ao mundo um trabalho conjunto no acolhimento de tantos descartados e descartadas da sociedade. 

Por fim, um terceiro aspecto do acolhimento, neste Pontificado de Papa Francisco, é a luta em favor da paz. A palavra luta e o verbo lutar são termos próprios da atividade de guerra, mas é preciso lutar, não com as armas da guerra, mas com as armas do acolhimento para favorecer a paz no mundo. Não é com demonstrações de forças que se constrói a paz, mas com o acolhimento das diferenças, que acontece através de tratativas diplomáticas. De nossa parte, simples mortais, podemos apoiar todas as propostas de paz, principalmente na sociedade brasileira, rejeitando protestos que depredam, por exemplo, para ter na força do diálogo a promoção da paz.

Três processos incentivadores do acolhimento presentes no Pontificado de Papa Francisco para celebrarmos o “Dia do Papa” deste ano de 2017. Viva o Papa!

(Francisco Régis)



 O pontificado do Papa Francisco pode ser sintetizado em algumas palavras:

AMOR
PERDÃO
ACOLHIMENTO
PAZ












Na missa da catequese, sábado 17h30min, foi lembrado os 103 anos da Benção da Pedra Fundamental da Antiga Capela de São Conrado, hoje a nossa matriz.