terça-feira, julho 11, 2017

XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM



A gente simples e ignorante , aqueles que não têm acesso a grandes conhecimentos , os que não contam na religião do templo, estão se abrindo a Deus com o coração limpo. Estão dispostos a deixar-se instruir por Jesus . O Pai está revelando a eles seu amor através dele. Eles entendem Jesus como ninguém. 

Mas os “sábios e entendidos” não entendem nada. Eles têm uma própria visão erudita de Deus e da religião. Acham que sabem de tudo. Não aprendem nada novo de Jesus . Sua visão fechada e seu coração endurecido os impedem de abrir-se à revelação do Pai através de seu Filho . 

Jesus termina sua oração , mas continua pensando na “gente simples”. Essas pessoas vivem oprimidas pelos poderosos e não encontram alívio na religião do templo. Sua vida é dura e a doutrina que os “entendidos”lhes oferecem a fazem ainda mais dura e difícil. Jesus lhes faz três apelos: 

“Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados”. É o primeiro apelo, que é dirigido a todos que sentem a religião como um peso e aos que vivem sobrecarregados de normas e doutrinas que os impedem de captar a alegria da salvação. Se vierem a encontrar-se vitalmente com Jesus, experimentarão um alívio imediato : “Eu vos aliviarei”. 

“Tomai sobre vós o meu jugo...porque é suave e meu peso é leve”. É o segundo apelo. É preciso mudar de jugo. Abandonar o dos “sábios e entendidos”, pois não é suave, e carregar o de Jesus que torna a vida mais leve. Não porque Jesus exige menos. Ele exige mais, porém de outra maneira. Exige o essencial: o amor que liberta e faz viver . 

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. É o terceiro apelo. É preciso aprender a cumprir a lei e viver a religião com seu espírito. Jesus não “complica”a vida. Ele a faz mais simples e humilde. Não oprime, ajuda a viver de maneira mais digna e humana . É um “descanso” encontrar-se com Ele.