segunda-feira, dezembro 18, 2017

III DOMINGO DO ADVENTO



É curioso como São João Evangelista apresenta a figura do Batista: é um “homem”, sem mais qualificativos nem precisões. Nada se diz de sua origem ou de sua condição social, Ele mesmo sabe que não é importante. Não é o Messias, Não é Elias nem sequer é o Profeta que todos estão esperando. Só se vê a si mesmo como “a voz que clama no deserto: “aplainai o caminho do Senhor”. Não obstante , Deus o envia como “testemunha da luz”, capaz de despertar a fé de todos. Uma pessoa que pode transmitir luz e vida. O que é ser testemunha da luz ? 


Para quem crê, o exemplo de João Batista é altamente significativo. Repare que o evangelista João não apresenta João Batista como precursor, mas como testemunha: "ele veio como testemunha" (E). Ele, o Batista, dá testemunho de si e daquele que vem depois dele. Testemunha que ele é apenas o testemunho da verdade, ou seja, alguém que conheceu a verdade e a acolheu em sua vida; é a condição básica para se ser testemunha da nova esperança e da verdade proposta por Deus. É com esse testemunho da verdade que João Batista desafia e provoca aqueles que estão no poder e se confrontam com João Batista. 

A testemunha é como João. Não dá importância a si mesma. Não busca ser original nem chamar a atenção. Não procura causar impacto em ninguém. Simplesmente vive sua vida de maneira convicta. Percebe-se que Deus ilumina sua vida, pois irradia em sua maneira de viver e crer. 

A testemunha da luz não fala muito, mas é uma voz, Vive algo inconfundível. Comunica o que a faz viver. Não diz coisas sobre Deus, mas transmite “algo”. Não ensina doutrina religiosa, mas convida a crer. A vida da testemunha atrai e desperta interesse. Não culpabiliza ninguém, nem condena. Transmite confiança em Deus, liberta dos medos. Abre sempre caminhos. É o Batista, “aplaina o caminho do Senhor”. 

A testemunha se sente frágil e limitada . Muitas vezes comprova que sua fé não encontra apoio nem eco social . Vê-se , inclusive, rodeada de indiferença ou rejeição . Mas a testemunha de Deus não julga ninguém. Não vê os outros como adversários que devem ser combatidos ou convencidos: Deus sabe como encontrar-se com cada um de seus filhos . 


Diz-se que o mundo atual esta se convertendo num “deserto”, mas a testemunha nos revela que sabe algo da “fonte” e de como se acalma a sede de felicidade que existe no ser humano . A vida está cheia de pequenas testemunhas. São crentes simples, humildes, pessoas só conhecidas em sua vizinhança . Pessoas estranhavelmente boas. Vivem segundo a verdade e o amor . Elas nos “aplainam o caminho” para Deus . São o melhor que temos na Igreja.