terça-feira, dezembro 26, 2017

MISSA NA NOITE DE NATAL


Deus nos visita na simplicidade

Em toda celebração do Natal, percebemos um sentimento diferente no ar. Existe mais sensibilidade, mais paz, mais ternura, mais atenção em nossos relacionamentos. Alguém pode pensar que tudo isso seja provocado pela mídia ou, ainda, pela troca de presentes ou pela ceia do Natal, que reúne toda a família. Isso pode contribuir, é claro, mas existe algo mais profundo nisso: a paz, a serenidade e a familiaridade que sentimos neste dia vem do Menino Jesus, que nasce em Belém. Essa não é a magia do Natal, é a realidade do Natal. O mundo e nossos relacionamentos se tornam melhores porque Jesus nasce em Belém. É contemplando a simplicidade de Belém, a simplicidade do presépio que, como que sentimos saudade daquela simplicidade que todos já experimentamos e não temos mais. No Natal, celebramos a simplicidade de Deus vindo ao nosso encontro. Por isso, quem tiver uma semente de simplicidade dentro de si, sentirá a alegria de Deus tocando sua vida. Essa experiência acontece no Natal e nos toca profundamente.

A simplicidade do Natal revela o segredo da vida

Todo Natal é esperado com muita alegria, principalmente pelas crianças, porque o Natal traz alegria. Também esta alegria se faz presente porque o Menino Jesus está presente em nosso meio. Deus que faz criança e nos contamina com a alegria de nossas crianças. Assim, uma vez mais, através das crianças entendemos a simplicidade do Natal. Todo Natal é acolhimento de Deus vindo ao nosso encontro, na simplicidade. Aqui está o segredo. Quando somos simples, a vida torna-se bela; alegre. Quando complicamos, a vida transforma-se em conflito e, em casos mais extremos, em verdadeiras guerras que dilaceram o coração. No Natal, Deus vem ao nosso encontro na pessoa do Menino Jesus. Vem na simplicidade de uma criança e quem tiver o coração repleto de simplicidade sente a alegria do Natal, aprende o sentido da vida e aprende como viver feliz. A simplicidade do Natal revela o segredo de como viver feliz.

Feliz Natal

A revelação do Natal consiste em mostrar que a simplicidade divina é tão simples que ele nasce totalmente pobre. Quem aprendeu o segredo da simplicidade descobre que não precisa de muita coisa para viver bem cada momento da vida. Precisa apenas sentir cada momento da vida com amor e envolvido no amor. É o que vemos nas crianças que, alegremente, isto é, amorosamente, celebram o Natal. Isso, como experimentamos hoje, é favorecido pelo clima do Natal. O Natal nos ensina a acolher Deus na simplicidade da vida e, mais profundamente, a acolher Deus na pobreza da vida. O Menino Deus que nasce pobre em Belém pode nascer em nossas vidas se tornarmos nossos corações simples e pobres. Pobreza como sinônimo de desapego dos bens materiais, para que a riqueza da vida divina nasça na vida de cada um de nós. Desejo que seu Natal seja repleto de alegria, de paz e, principalmente, de muita simplicidade. Feliz Natal!






























MISSA DO GALO
MEIA-NOITE