domingo, dezembro 24, 2017

IV DOMINGO DO ADVENTO


Maria é a nova casa de Deus na terra

A Palavra de Deus neste último Domingo do Advento fala-nos da promessa e da realização do prometido. Deus promete uma nova casa, Deus promete a vinda do Messias, que salvará o povo de todas as escravidões. O “sim” da Virgem Mãe permite a Deus construir essa casa para que Menino Jesus, o Filho de Deus, nasça entre nós e traga a Salvação divina. Em Maria, contemplamos a colaboração humana para que o projeto divino aconteça entre nós e, por meio dela, contemplamos Deus realizando sua Salvação em nossa terra. A casa de Deus não é a igreja, esta construção onde estamos agora, não é um templo, como pensava Davi. A casa de Deus é a vida humana. Em Maria, o Verbo divino se encarnou na pessoa do Menino Jesus, que nasce no Natal.

Deus toma a iniciativa da Salvação

A proposta da Salvação sempre foi oferecida por Deus e não por meio de um homem. O profeta Natã, na 1ª leitura, lembra a Davi que quem sempre tomou a iniciativa para salvar o povo foi Deus e não o sucesso político de Davi, conhecido até mesmo internacionalmente. Deus é quem salva. Deus é que forma um novo povo. A iniciativa é sempre de Deus. Mas, tem um detalhe muito importante que não pode ser esquecido. Ao contrário do que se poderia imaginar, Deus pede a colaboração humana. E a humanidade, na pessoa da Virgem Maria, responde sim. Deus quer precisar o “sim” de Maria e, hoje, quer precisar também do nosso sim para trazer e oferecer sua Salvação a toda humanidade, em toda a terra.

 Maria responde ao recado divino

Diante desse fato, já com o Natal batendo às portas, somos convidados a rever nossa atitude diante de Deus. Nossa Senhora é exemplo a todos nós e para toda nossa Igreja. Por que Maria agradou a Deus e participou ativamente e corporalmente na maternidade divina e na Redenção? Porque Maria era uma mulher de fé. Maria acreditou na Palavra de Deus, confiou na promessa divina, dispôs-se a acolher sua vontade quando disse: “eis aqui a serva do Senhor”. Se o anjo trouxe um recado de Deus para Nossa Senhora, ela aproveitou-se do mesmo anjo para mandar um recado para Deus: “eu estou pronta para servir a ti, meu Deus”.

Preparar o Natal contemplando Maria

Neste dia, quando já acendemos as luzes do Natal, uma vez que este 4º Domingo do Advento é celebrado neste 24 de dezembro, queremos que o Menino Jesus seja muito bem-vindo entre nós. E que nós, tenhamos nossas casas e nossas vidas bem abertas para recebê-lo por meio de nosso “sim”, como fez a Virgem Mãe. Queremos que o Natal deste 2017 seja bem diferente, não pelas festividades ou presentes que trocaremos, mas pela nossa disposição de acolher o Menino Jesus em nós, em nossas famílias, em nossa comunidade. Feliz Natal!















Investidura dos coroinhas preparados pelo seminarista Vitor

















IV DOMINGO DO ADVENTO
CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 
VILA CANOA