quarta-feira, dezembro 26, 2018

MISSA DA NOITE DO NATAL DE JESUS


1 – Natal e insistência no HOJE



A Liturgia tem quatro Missas diferentes no Natal. A Missa da Vigília, a Missa da Noite, a Missa da Aurora e a Missa do Dia. Nestas Missas existe a repetição da palavra HOJE, como, por exemplo: Hoje, Jesus nasceu para nós; Hoje, surgiu a luz para o mundo... A Igreja não reza, não canta o ontem, mas o HOJE. Desse modo, a Liturgia não transforma o Natal em lembrança do passado, mas acontecimento do nosso HOJE. No contexto do HOJE, a Palavra proclamada no Natal propõe os pastores como exemplo. Diz que os pastores ouviram o anúncio, deixaram o rebanho e foram ao presépio. Três atitudes que podemos imitar HOJE, no Natal que celebramos. Primeiro: ouvir o anúncio que é convite para celebrar o Natal. Segundo, tomar uma atitude; os pastores priorizaram o convite e deixaram o seu rebanho e, terceiro, como os pastores, ir ao encontro do presépio e participar do Natal. Não ficar olhando de fora, mas HOJE entrar no Natal.



2 - A luz da alegria divina e sua rejeição


Como celebramos o Natal no nosso HOJE? O Evangelho do Prólogo de João ajuda-nos a refletir. É um dos textos mais bonitos do Novo Testamento que fala do Natal como a luz divina acendendo-se nas trevas do mundo. Mas, na metade do texto, João decepciona-se porque a luz e a vida divina vieram ao mundo e foram rejeitadas. O Natal é Deus oferecendo sua luz para o nosso HOJE. O Natal é Deus oferecendo sua vida para o nosso HOJE. O Natal é convite para se deixar iluminar pela luz divina e viver a vida divina no nosso HOJE. E, neste nosso HOJE, sabemos que o mundo tem dificuldade de se iluminar com a luz divina. Todos os dias, na mídia e nas redes sociais, vemos e ouvimos a recusa da luz divina e a preferência pelas trevas da violência, da corrupção, do pecado. O Natal celebra o convite para se deixar iluminar pela luz divina, convite para acolher a vida divina no nosso HOJE.

3 - Exemplo silencioso de Maria

Voltemos ao exemplo dos pastores. Eles vão ao presépio e encontram Maria, a Mãe de Jesus. Discreta, meditativa, silenciosa. Discretamente coloca-se de lado porque o centro é Jesus. Torna-se silenciosa para melhor poder compreender o Natal com o coração que reza, que medita, que não tem explicação para tudo. Assim Maria viveu seu Natal: na discrição, no silêncio e na meditação. É convite para viver o Natal no nosso HOJE de modo discreto, de modo silencioso e dedicando tempo à meditação orante. Claro que se participa das festas da família, mas não deixe de encontrar tempo para silenciar, meditar e rezar neste Natal, como fez Maria, a Mãe de Jesus. E aquele exemplo dos pastores? Continua valendo. Os pastores ouvem o convite e vão ao presépio; podemos fazer o mesmo: ir e entrar silenciosamente no presépio para, HOJE, neste Natal encontrar-se com Jesus. Os pastores viram o Menino na manjedoura e contaram o que viram; convite para viver o Natal, no nosso HOJE, testemunhando, mostrando a todos a alegria do Natal que celebramos em nosso HOJE. Feliz Natal!













Oração diante do presépio do jardim da Igreja Matriz São Conrado



Fonte: www.liturgia.pro