segunda-feira, abril 18, 2022

VIGÍLIA DA PÁSCOA





1 - Alegria de proclamar a Ressurreição de Jesus

Com muita alegria, acolho você, sua família; acolho toda comunidade que juntos e alegremente celebramos a Páscoa de Jesus Cristo. Desejo a você, à sua família e a toda nossa comunidade, votos de feliz e santa Páscoa. Hoje, celebramos a maior de todas as celebrações da Igreja. Celebramos alegre e solenemente a Ressurreição de Jesus. Isto é motivo para não ter medo de testemunhar a Ressurreição do Senhor. Tantas vezes, nós deixamos de testemunhar a Ressurreição, não por falta de argumentos, mas pela ausência de uma experiência com a Ressurreição. Hoje, proclamamos que não morreremos, porque Cristo ressuscitado nos libertou da morte. São Paulo dizia que pelo Batismo fomos mergulhados na Ressurreição de Jesus, não para receber o título de cristãos, mas para vivermos na estrada do Evangelho, que é o caminho da ressurreição.

2 - Experiência de ressurreição

As mulheres fazem este caminho na escuridão da madrugada, envolvidas pela escuridão da morte, e se deparam com o clarão luminoso da Ressurreição de Jesus. O primeiro momento da experiência da Ressurreição é o encontro com Jesus ressuscitado. Os dois anjos orientam as mulheres a não procurar Jesus entre os mortos. Ele desceu à mansão da morte, mas lá não permaneceu. O lugar de Jesus, o local onde nos encontramos com Jesus, é onde existe vida. Nós nos encontramos com Deus onde existe a abundância da vida. A experiência da ressurreição para muitos ainda está no caminho escuro de madrugadas existenciais. Mesmo que tenhamos sido batizados e ressuscitados com Jesus, insistimos numa religião feita de pequenos ritos, de algumas rezas. Sim, não nego que seja importante, mas precisamos mais que isso. Precisamos contaminar a sociedade com a Ressurreição de Jesus, iluminar tudo com a luz da Ressurreição de Jesus. Para isso, é necessário ter um encontro com o Senhor em locais onde a vida nasce e canta de alegria. Nestes locais acontece a surpresa de quem se encontra com o Ressuscitado, como aconteceu com a mulheres.

3 - Testemunhas da Ressurreição

Nós que trazemos o brilho, que trazemos a energia luminosa da Ressurreição de Jesus, testemunhamos a Ressurreição pelo serviço fraterno do lava-pés, pela doação de nossas vidas para construir a paz, favorecer a justiça, criar relacionamentos marcados pela misericórdia e pela bondade.  A ressurreição é diferente de um ressuscitamento. Jesus ressuscitou algumas pessoas e depois elas voltaram a morrer. A Ressurreição é tomar posse de uma vida nova, de uma vida diferente; tomar posse de uma vida imortal; que não morrerá jamais. É assim que proclamamos a Ressurreição: iluminando a vida com a força da Páscoa, colocando-nos fraternalmente a serviço da vida, doando nossas vidas para que os valores do Evangelho frutifiquem em vida plena, em vida digna. Hoje, recebemos o compromisso proposto por esta solene celebração da Vigília Pascal para fazer a mesma experiência das mulheres: colocar-se no caminho escuro, proporcionado tantas vezes pela nossa dificuldade na fé, e procurar o Senhor, não mais entre os mortos, mas onde a vida é capaz de ressuscitar e, especialmente, onde a vida brilha em todo seu esplendor. Feliz Páscoa. Aleluia, aleluia!