domingo, março 15, 2015

"ALEGRA-TE, JERUSALÉM!" - IV DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

 
No meio da Quaresma, na metade do caminho para a celebração da Ressurreição do Senhor, a Igreja nos convida à alegria pela aproximação da Santa Páscoa. Daí hoje a cor rosa e as flores na igreja. “Alegra-te, Jerusalém!” – Jerusalém é a Igreja, é o Povo santo de Deus, o novo Israel, é cada um de nós…
Hoje, o Senhor, com palavras comoventes, explica a Nicodemos a sua missão: “Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho unigênito, para que não morra todo aquele que Nele crer, mas tenha a vida eterna. 
De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”. Porque “estávamos mortos por causa de nossos pecados”, Deus, na sua imensa misericórdia, nos deu a vida no seu Filho único.
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
"Deus amou tanto o mundo que entregou seu Filho único". Esse amor de Deus é a origem e o fundamento de nossa esperança.
"Deus ama o mundo". E o ama tal como é. Inacabado e incerto. Cheio de conflitos e contradições. Capaz do melhor e do pior.  Este mundo não percorre seu caminho sozinho, perdido e desamparado. Deus o envolve com seu amor pelos quatro lados. Isto tem consequências da máxima importância.
1) Jesus é, antes de tudo, o "dom" que Deus fez ao mundo, não só aos cristãos. Os investigadores podem discutir sem fim sobre muitos aspectos de sua figura histórica. Os teólogos  podem continuar desenvolvendo suas teorias mais engenhosas. Só quem se aproxima de Jesus, como o grande dom ou presente de Deus, pode ir descobrindo nele, com  emoção e alegria, que Deus está próximo de cada ser  humano.
2) A razão de ser Igreja, a única razão que justifica sua presença no mundo, é lembrar o amor de Deus, ela é "enviada por Cristo para manifestar e comunicar o amor de Deus a todos os seres humanos". Não há nada mais importante. Comunica esse amor de Deus a todo ser humano é a primeira coisa a fazer.
3) Deus dá ao mundo esse grande dom que é Jesus, "não para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele". É perigoso fazer da denúncia e da condenação do mundo moderno todo um programa pastoral, Só com o coração cheio de amor a todos podemos chamar-nos uns aos outros à conversão.
Se as pessoas se sentem condenadas por Deus, não estamos transmitindo a elas a mensagem de Jesus, mas outra coisa: talvez nosso ressentimento e descontentamento.
4) No momento atual em que tudo parece confuso, incerto e desalentador, nada impede que cada um de nós introduza um pouco de amor no mundo. Foi o que Jesus fez. Não devemos esperar por nada. Porque não haveria nesses momentos homens e mulheres bons que introduzam no mundo amor, amizade, compaixão, justiça, sensibilidade e ajuda aos que sofrem? Esses constroem a Igreja de Jesus, a Igreja do amor.
Também podemos assim entender:
Deus amou tanto o Mundo...
1) ...o mundo inteiro e não só aquelas comunidades cristãs às quais chegou a mensagem de Jesus.
2) ...Deus habita em todo ser humano acompanhando cada pessoa em suas alegrias e desgraças. Não deixa ninguém abandonado.
3) ...Deus não sabe nem quer, nem pode fazer outra coisa senão amar, pois, no mais íntimo do seu ser, Ele é amor.
Deus é assim, nosso maior erro é esquecê-lo. Mais ainda, fechar-nos em nossos preconceitos e mediocridade religiosa, impedindo as pessoas de cultivar esta fé primeira e essencial.

ORAÇÃO
Ó Deus, luz de todo ser humano que vem a este mundo, iluminai nossos corações com o esplendor da vossa graça, para pensarmos sempre o que vos agrada e amar-vos de todo o coração. Por Cristo, nosso Senhor. Amém

--