terça-feira, março 21, 2017

3º DOMINGO DA QUARESMA



Quando a samaritana ouve Jesus falar de uma “água” que acalma a sede para sempre, de um “manancial” interior, que “jorra” com força dando fecundidade e vida eterna., desperta na mulher o anseio de vida plena que habita em todos nós: “Senhor, dá-me dessa água”. Ela não conhece nada gratuito. A água tem que ser extraída do poço com esforço. O amor de seus maridos foi se apagando um depois do outro. 

Não são poucas as pessoas que, ao abandonar a prática religiosa e sua pertença à Igreja, eliminaram também de sua vida toda experiência religiosa. Já não se comunicam com Deus. Toda relação com Ele ficou rompida. 

Essa ruptura com Deus não é boa. Não faz a pessoa mais humana nem dá mais força para viver. Não ajuda a caminhar pela vida de maneira mais saudável. Por outro lado, é bom lembrar que há muitos caminhos para comunicar-se com Deus. Cada vida pode ser um caminho para encontrar-se com esse Deus bom que está no fundo de todo ser humano. 

DEUS É INVISÍVEL. “Ninguém jamais o viu”, diz a Bíblia. É um Deus escondido. Segundo Jesus, esse Deus oculto se revela, não aos grandes e inteligentes, mas aos pequenos e simples, estejam eles dentro ou fora da Igreja. 

DEUS É INEFÁVEL. Não é possível defini-lo nem explicá-lo com conceitos. Não podemos falar dele com palavras adequadas. Mas podemos dar-lhe, o que é mais importante, Ele nos fala, inclusive se nunca abrimos as páginas da Bíblia . 

DEUS É TRANSCENDENTE e GRATUITO. Não é obrigado a nada. Ninguém pode condicioná-lo. É amor livre e insondável. Nenhum ser humano fica longe de sua ternura, quer viva dentro ou fora de uma comunidade de crentes. 

Às vezes podemos captar sua proximidade em nossa própria solidão. Na realidade, todos estamos profundamente sós diante da existência . Essa solidão última só pode ser visitada por Deus. Se auscultamos até o fundo nosso próprio desamparo, talvez possamos perceber a presença do Amigo fiel que nos acompanha sempre. Por que não abrir-nos a Deus? 

Outras vezes podemos encontrá-lo em nossa mediocridade. Quando nos vemos tomados pelo medo ou ameaçados pela depressão e tristeza, Ele está aí. Sua presença é respeito, amor e compreensão. Por que não invocá-lo? 

Podemos intuí-lo inclusive em nossas dúvidas e confusão. Quando tudo nos faz afundar e não conseguimos mais crer em nada nem em ninguém, só nos resta Deus. No meio da escuridão pode brotar a claridade interior. Deus nos entende e nos atrai para o bem. Por que não confiar nele? 

Deus também está nas mil experiências positivas da vida. No filho que nasce, na festa compartilhada, no trabalho bem-feito, no aconchego íntimo do casal. No passeio que relaxa, no encontro amistoso que renova. Por que não elevar o coração a Deus e agradecer-lhe o dom da vida? 

Não podemos esquecer aquela verdade que dizia o velho catecismo: “Deus está em toda parte”. Está sempre, está em tudo. Ninguém é esquecido por seu amor de pai, Deus é um dom para quem o descobre. “Se conhecesses o dom de Deus... Ele te daria água viva”. Assim diz Jesus a uma mulher samaritana.