sábado, outubro 13, 2018

12 DE OUTUBRO, NOSSA SENHORA APARECIDA


1 – Restaurar a imagem divina em nós 

O tema da Novena da Padroeira de 2018 é muito significativo: "Em Jesus, com Maria, restauramos a vida". Um tema ligado aos 40 anos da restauração da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Tema que nos convida a contemplar uma imagem restaurada para refletir sobre cada um de nós, que somos imagem de Deus, necessitada de constante restauração para fazer resplandecer em nossas vidas a beleza da glória divina. A restauração da imagem de Nossa Senhora Aparecida ajuda a refletir o que destrói a imagem divina em nós. Uma imagem de terracota, como a imagem de Nossa Senhora Aparecida, precisa ser restaurada de tempos em tempos. Também nós, precisamos restaurar a imagem divina em nós e na vida de tantas pessoas. 

2 – Restaurar a vida do povo 

Iluminando-nos na Palavra, a 1ª leitura sugere a restauração da vida do povo. Ester apresenta-se diante do rei vestida com um esplendor encantador. Mas, é uma beleza que não reflete a realidade do povo, vestido com vestes de vida sem brilho. Ester intercede ao rei a restauração da vida do povo, destruída pela fome, pela miséria, pela falta de trabalho, pela corrupção dos poderosos e por tantos outros motivos. Ester é a rainha compassiva que vê o povo vestido com trapos de vida. O tema da festa da Padroeira propõe a intercessão de nossa rainha diante da imagem de um povo maltrapilho. 

3 – O vinho novo do Evangelho é restaurador 

O Evangelho oferece outra imagem restauradora, que envolve diretamente Jesus e Maria. O cenário de uma festa de casamento, as Bodas de Caná, é símbolo de alegria, de comida farta, de canções, de dança. A festa é símbolo da vida digna, vida que tem felicidade, alegria. Infelizmente, para a vida de muitas pessoas, o vinho novo da festa da vida acabou. São vidas necessitadas de restauração. Para muita gente viver é triste, é pesado, é chorar, é sofrimento, é medo. O vinho da alegria acabou. A iniciativa da Mãe de Jesus, avisando que o vinho da alegria tinha acabado, convidou Jesus a restaurar a alegria da festa; restaurar a alegria da vida plena. Ele atendeu o convite da Mãe oferecendo um vinho de qualidade, com um sabor superior ao primeiro. Este vinho tem nome: Evangelho. Quem bebe o Evangelho restaura a vida com um sabor existencial; sem comparação. A festa de Nossa Senhora Aparecida, neste ano de 2018, compromete a Igreja a ser propositora do Evangelho como caminho da restauração social e restauração da vida pessoal. Amém!