segunda-feira, outubro 01, 2018

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM



Para Jesus , a primeira coisa a fazer dentro do grupo de seus seguidores é esquecer-se dos próprios interesses e pôr-se a servir , colaborando juntos em seu projeto de fazer um mundo mais humano . Não é fácil . Às vezes , em vez de ajudar outros crentes , podemos causar-lhe dano.

É o que preocupa Jesus . que entre os seus haja quem “escandalize um destes pequeninos que creem”. Que entre os cristãos haja pessoas sua maneira de agir , causem dano a crentes mais fracos o os desviem da sua mensagem e do projeto de Jesus . Isso seria desvirtuar seu movimento. 

Jesus emprega imagens extremamente duras para que cada um extirpe de sua vida aquilo que se opõe à sua maneira de entender e de viver a existência. Está e jogo “entrar no reino de Deus” ou ficar excluído, “entrar na vida” ou terminar longe dela. 

A linguagem de Jesus é metafórica . A “mão” é símbolo da atividade e do trabalho . Jesus emprega sua mãos para abençoar , curar e tocar os excluídos. É mau usá-las para ferir , golpear, submeter ou humilhar . “ Se tua mão te escandalizar, corta-a” e renuncia a agir contra o estilo de Jesus. 

Também os “pés” podem causar dano se nos levam por caminhos contrários à entrega e ao serviço . Jesus caminha para estar próximo dos mais necessitados e para buscar os que vivem perdidos . “ Se teu pé te escandalizar , corta-o” e abandona caminhos errados que não ajudam a ninguém a seguir Jesus . 

Os “olhos” representam os desejos e aspirações as pessoa . Se mão olharmos as pessoas com o amor e a ternura com que Jesus as olhava , terminaremos pensando só em nosso próprio interesse. “ Se teu olho te escandalizar, arranca-o e aprende a olhar a vida de maneira mais evangélica. 

Como ocorreu a Jesus esta figura trágica , e ao mesmo tempo cômica , de um homem sem uma das mãos , coxo e sem um dos olhos entrar na plenitude da vida? O que sentiram as pessoas ao ouvi-lo falar assim? Como podemos reagir nós ? Por mais dolorosas que sejam , se os cristãos não fizerem opções que assegurem a fidelidade a Jesus , seu projeto não abrirá caminho no Mundo.