segunda-feira, novembro 19, 2018

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


1- Conceito de Apocalipse   
Apocalipse é uma palavra de origem grega. Se eu perguntasse o que significa apocalipse, em português, penso que muitos fariam uma relação de apocalipse com tragédia, destruição, catástrofes terríveisE, de fato, parece que é isso que diz a 1ª leitura e o início do Evangelho. Este é o sentido que atualmente se dá a apocalipse. Antigamente, no tempo da Bíblia, o sentido da palavra apocalipse era de revelação. Tem outro sentido ainda: despertaracordar quem está dormindoA Palavra deste Domingo, portanto, quer nos acordar para enxergar a realidade das coisas que um dia acabará. Acordar-nos também para enxergar uma realidade de vida que permanece para sempre. Mesmo sofrendo as maiores tormentas, como retratado na 1ª leitura, a morte não vencerá, mesmo sendo isso evidente nas catástrofes. A esperança e a fé garantem que existe uma força maior que mantém a vidvivendo. 

2 - Ler os sinais dos tempos 
Quando nos deparamos com cenas do apocalipse, como no Evangelho que acabamos de ouvir, a maior parte de nós atenta unicamente para a primeira parte, onde são relatados os sinais da destruição. Durante muito tempo, muitos pregadores se serviram destes sinais e desta Palavra de Jesus, para meter medo anunciando catástrofes e a condenação ao inferno de quem não vivia a fé. Mas, no apocalipse de Jesus, como mostra o Evangelho que acabamos de ouvir, existe uma segunda parte, que fala da vida que renasce, presente na parábola da figueira. Também a figueira seca é símbolo apocalíptico, mas um símbolo positivo, de vida escondida; debaixo da secura da figueira esconde-se a força da vida. Não se pode ler os acontecimentos trágicos da natureza e das guerras unicamente com as lentes da destruição e da morte. É preciso lê-los na ótica do apocalipse, quer dizer, como revelação que sempre existe um recomeço, um novo modo de frutificar, de produzir vida nova. Ler o apocalipse como regerminar de nova vida. 

3 - A força da esperança 
Toda esta reflexão conduz a um aspecto fundamental davida cristã, da vida humana: a esperança. Esperança na Palavra de Jesus Cristo. Tudo irá passar, mas a Palavra de Jesus não passará, conclui Jesus. O fundamento da esperança cristã consiste em crer na Palavra. Não só, acolher a Palavra conhecê-la, mas crer porque esta tem a semente da eternidade que faz a vida reviver, mesmo ameaçada pelas mais terríveis turbulências naturais ou da história.  Jesus não faz muita propaganda do fim de todas as coisas, mesmo porque nem mesmo ele sabe quando o fim acontecerá. Chama atenção para a vida que continua na secura da figueira que volta a brotar e produzir frutos. Isto sim é importante para nós: podemos nos atemorizar diante de catástrofes, mas jamais perder a esperança. Podemos sentir medo, porque isto é humano, diante das ameaças de morte de guerras e violências, mas jamais perder a fé e a esperança, porque nelas está a vida divinaque faz a figueira de nossas vidas voltar a florescer e dar frutos. Amém!