sábado, março 09, 2019

VIA SACRA EM VILA CANOAS



1ª Estação : Jesus é condenado à morte.

Pilatos não encontra motivo algum de condenação em Jesus , tal como não encontra em si próprio a força para se opor a tal condenação. O seu ouvido interior permanece surdo à Palavra de Jesus e não compreende o seu testemunho da verdade. “ Ouvir a verdade é obedecer-lhe e acreditar nela”. É viver livremente sob a sua orientação e entregar-lhe  o próprio coração. 





2ª Estação Jesus carrega a cruz.

São João em sua epístola nos recorda que Deus é amor, e que este amor se manifesta no envio que o Pai faz de seu próprio Filho, que vem com a vocação de nos salvar. Jesus recebe o imerecido castigo da cruz, porém o assume como o horizonte do seu próprio chamado. Ele sabe que, na entrega de sua vida por nós, dá cumprimento à vontade do Pai, glorificando-o com o seu sim generoso.





3ª Estação: Jesus cai por terra pela primeira vez.

As quedas de jesus, ao longo do caminho da Cruz, não pertencem à Sagrada Escritura; são um legado da piedade tradicional, guardado e cultivado no coração de tantos em oração. Na sua primeira queda, Jesus dirige-nos um convite, abre-nos um caminho, inaugura uma escola para nós. É o convite para ir ter com Ele na experiência da fraqueza humana, a fim de descobrir nela o enxerto da força divina.





4ª Estação: Jesus se encontra com a sua Mãe.

O evangelho de São João nos narra acerca da presença de Maria nesse momento doloroso da vida de seu filho. Aqui se cumpre o que fora anunciado pelo profeta Simeão, “uma espada atravessará seu coração”. Apesar da imensa dor, Maria permanece junto ao seu filho, acompanhando-O, consolando-O e ajudando-O a levar a cabo a missão que lhe foi encomendada.





5ª Estação: Jesus recebe a ajuda de Cireneu.

Àquele que foi enviado pelo Pai despojado de tudo quanto lhe era próprio, precisou de ajuda para carregar a sua cruz. Nesse homem, Simão de Cirene, foi dado ao Salvador um apoio em uma parte de seu calvário. Sofreram juntos, ensinando-nos assim, a importância de ajudar o nosso próximo em suas adversidades. Ser um apoio para aqueles que levam sobre os ombros as consequências de muitas injustiças.





6ª Estação: Jesus tem o rosto enxugado por Verônica.

A fé nos ensina que não existem pequenas ações. Existem, isso sim, ações de amor e de caridade e cada uma dessas ações deixa o mundo um pouco melhor e revela o rosto amoroso de Cristo. Aprendendo desse gesto, também nós somos convidados a ter um olhar atento ao nosso entorno e sair ao encontro dos rostos que necessitam de nosso serviço.




7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez.

Jesus vai sentindo o peso da cruz e não consegue ficar de pé. Mesmo cansado e ferido, se levanta e continua. Ele confia e se entrega plenamente à vontade do Pai, à vontade do amor que tudo pode.





8ª Estação: Jesus adverte as mulheres de Jerusalém.

Jesus não se preocupa consigo mesmo. Ele se preocupa com a nossa conversão. O sofrimento que Ele padece nesse momento tem um sentido e uma esperança, pois nele está depositado nossa salvação.




9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez.

Jesus sente que, a cada passo, a cruz se torna mais pesada. Ele carrega o peso dos sofrimentos e pecados de toda a humanidade de todos os tempos. Enviado pelo Pai, leva a cabo a missão que lhe foi confiada. Centrado em sua vocação ao amor, levanta mais uma vez mostrando-nos seu compromisso com todos os homens e mulheres, que atravessa todo limite.


10ª Estação: Jesus é despido de suas vestes.

Jesus teve suas vestes repartidas entre os que O maltratavam. Sua dignidade uma vez mais sofre um atendado. O Justo e Santo é tratado de uma forma que nenhum ser humano merece. No entanto ao olhar para Ele, devemos reconhecer que nesse momento, despido exteriormente do que lhe corresponde, leva em si a vitória contra todo o mal. Vencendo os sofrimentos e injustiças de todos os tempos.


11ª Estação: Jesus é pregado na cruz.

Jesus foi pregado na cruz pelas mãos e pelos pés, suspenso entre dois ladrões. As mãos que abençoaram, curaram e sinalizaram o caminho, estão agora traspassadas. Neste momento Ele se encontra só, pois a multidão se dispersou.

12ª Estação: Jesus morre na cruz.

Ao entregar sua vida nas mãos do Pai, em um gesto de silenciosa aceitação, Jesus faz jorrar sobre a humanidade inteira os frutos da Reconciliação, que nos abrem as portas para reconciliar-nos com o Pai, com os demais irmãos e irmãs; e que os frutos se façam concretos em nossa sociedade.


13ª Estação: Jesus é descido da cruz.

Poucas pessoas o acompanharam até esse momento. Entre elas está a Santíssima Virgem Maria. Encontramos n’Ela um modelo de acolhida e resposta ao chamado de Deus. Mesmo diante de tantas tribulações e horas marcadas pela dor e o sofrimento, Ela se manteve por perto acompanhando o seu Filho Jesus Cristo.


14ª Estação: Jesus é colocado no sepulcro.

Jesus teve seu túmulo fechado com uma pedra e com guardas para vigiar. Neste momento resta a esperança dos corações humildes que colocam a sua confiança na Palavra do Senhor.


15ª Estação: Jesus ressuscita para a vida eterna.

Ao percorrermos o caminho do Calvário com Jesus, nós reafirmamos nossa fé na ressurreição e damos graças a Deus, pois Ele está vivo, presente no mundo e no coração de todos que creem. Sua vitória é nossa vitória e também nós somos chamados à verdadeira vida em Cristo Jesus.


A COMUNIDADE DE VILA CANOAS QUE SOFREU FORTEMENTE COM A TEMPESTADE DO DIA 06/02/2019,COMEÇA RECONSTRUIR A SUA VIDA, EIS O GESTO CONCRETO DA NOSSA VIA SACRA E NESTE TEMPO DE QUARESMA.