segunda-feira, março 18, 2019

II DOMINGO DA QUARESMA


1 – Luz, fé e obscuridade
As leituras falam de luz, de fé e de obscuridade. Quase sempre falamos de fé como sendo luz; que a fé é uma luz que ilumina nossas vidas. Assim se fala, porque a fé coloca-nos em confronto direto com a obscuridade. Mas, a fé tem um lado obscuro. Do nada, de repente, Deus aparece a Abraão e pede que ele deixe sua terra e creia; confie unicamente em Deus porque ele será pai de uma nação. Abraão era idoso e Sara estéril. Tudo meio confuso, obscuro. Abraão conversa com Deus e Deus se compromete em aliança e pede, apenas, a fé. O que isso significa? Uma resposta muito bonita está no salmo responsorial: nos momentos obscuros da vida a fé torna-se luz e a Salvação; a fé afasta o medo e produz coragem; o coração fica confiante. Este é um passo para uma conversão sincera: mesmo não entendendo muito, ter fé em Deus.

2 – O sono e a escuta
A fé tem dois componentes interessantes: o sono e a escuta. A 1ª leitura dizia que Abraão caiu no sono; o Evangelho diz que os discípulos tinham sono. O mais correto seria dizer que entraram em estado de torpor; aquela sonolência que nos impede de ver o que está acontecendo ao redor. A Bíblia diz que o homem não pode ver Deus; por isso, Deus o preserva pelo sono. Não podemos ver Deus, mas podemos ouvi-lo. “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz”, ouvimos no Evangelho. Em tempos que se fala tanto de aparições, o próprio Deus pede para ouvir, escutar o que o Filho tem a dizer. O segundo passo da conversão é ouvir Deus, ouvir o Evangelho.

3 – Oração fortalecedora
O primeiro passo da conversão, na reflexão, é a fé nos momentos obscuros da vida. O segundo passo, a escuta da voz divina, especialmente presente no Evangelho. Tem ainda um terceiro passo. No início do Evangelho, Lucas diz que Jesus subiu ao Tabor para rezar; enquanto rezava transfigurou-se. Quando estava com estes mesmos discípulos no Monte das Oliveiras, vendo que eles dormiam, acordou-os e pediu que vigiassem em oração. Nos momentos obscuros da vida, a oração é uma força espiritual poderosa. Jesus se transfigura antes da sua Paixão e se fortalece pela oração. Nos momentos de dificuldades da vida, rezar é um modo de se fortalecer. Três passos para uma conversão sincera: fé, escuta da Palavra, oração.