segunda-feira, abril 24, 2023

III DOMINGO DA PÁSCOA






Em nossa caminhada pela vida fazemos frequentemente a experiência do desencanto, do desalento, do desânimo, como ocorreu inicialmente com os discípulos de Emaús. As crises, os fracassos, o desmoronamento daquilo que julgávamos seguro e em que apostamos tudo, bem como a falência dos nossos sonhos, nos deixam frustrados, perdidos, sem perspectivas. Então, parece que nada faz sentido e que Deus desapareceu do nosso horizonte.  No entanto, de acordo com o evangelho deste domingo,  mesmo diante das dificuldades e dos temores, Jesus, vivo e ressuscitado, caminha ao nosso lado. Ele é esse companheiro de viagem que encontra formas de vir ao nosso encontro, mesmo que nem sempre sejamos capazes de reconhecê-lo imediatamente, mas só Ele pode encher o nosso coração de esperança.

E hoje, possamos fazer nossa a súplica dos discípulos de Emaús: Fica conosco, Senhor, nos acompanhe ao longo do nosso itinerário da nossa vida. Fica conosco, porque ao redor de nós as sombras vão se tornando mais densas e necessitamos da sua luz para iluminar o nosso caminho.  Fica conosco, Senhor, se porventura ao redor de nossa fé surgirem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade. Iluminai todos os dias as nossa mente com a tua Palavra.

Fica conosco Senhor e sede a força a nos sustentar perante as dificuldades cotidianas, venha em nosso auxílio e fortalecei cada um de nós, diante das provações e dos sofrimentos que porventura vierem surgir. Ficai conosco Senhor, nos momentos de desânimo, nos momentos de decepção.  Fica conosco no entardecer da nossa vida. Concedei-nos o dom da unidade, ajudai-nos a cultivar o bem e a paz; fazei com que o nosso coração se abra ao perdão e à reconciliação. Acompanha-nos, como fizeste com os discípulos de Emaús, no nosso caminho pessoal e familiar. Ficai conosco, ficai em nossas casas, em nossos lares.  Abri os nossos olhos, para que saibamos sempre reconhecer os sinais da tua presença a caminhar com cada um de nós, a sanar as nossas dores e a curar as nossas feridas.

Hoje queremos repetir as palavras dos discípulos: “Senhor, ficai conosco!” (Lc 24,29). Ficai conosco e ajudai-nos a caminhar sempre ao longo da senda que leva à Casa do Pai. Ficai conosco na vossa palavra – naquela palavra que se torna sacramento: a Eucaristia da vossa presença. E é justamente no Santíssimo Sacramento do altar que Jesus mostra a sua vontade de ficar conosco, de viver em nós, de doar-se a nós, pois só Ele pode transformar a nossa vida, os nossos pensamentos, o nosso coração. 

Intercedei também por nós a Virgem de Nazaré, para que cada cristão e cada comunidade, revivendo a experiência dos discípulos de Emaús, redescubra a graça do encontro transformador com o Senhor Ressuscitado. Assim seja.