quinta-feira, novembro 27, 2025

ENTRONIZAÇÃO DA IMAGEM DE SÃO CONRADO DE CONSTANÇA NO METRÔ









A Entronização da Imagem de São Conrado de Constança na Estação São Conrado do Metrô Rio foi um gesto de “conquista” muito significativo para nossa Paróquia e nosso bairro.

A Igreja Matriz de São Conrado de Constança está ergida desde do início do Século XX e sempre foi um referencial importante não só para os crentes e fiéis católicos  naqueles primórdios, bem  como para as milhares de pessoas que passam pela autoestrada Lagoa-Barra nos dias de hoje .

A bela igrejinha, um “outeiro debruçado sobre verde e azul do mar”, como está no hino do padroeiro São Conrado, porém, ainda estava um pouco dissociada do nome do santo e do bairro. Nesses últimos anos, no entanto, a nossa fé cristã conseguiu unificar o prédio da pequena igreja, o nome do santo e o bairro. São Conrado de Constança passou a ser, oficial e legalmente, padroeiro do bairro.

A entronização da imagem na estação do metrô é mais um passo que reforça nossa fé e identidade católica. Vale ressaltar que há apenas cinco igrejas que têm São Conrado de Constança como patrono: duas na Alemanha; uma na Suíça; uma no Peru; e a nossa. Essa brasileira é a única que ganhou a denominação de paróquia.

 

O Bairro

O bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, surgiu a partir do loteamento das terras do comendador Conrado Jacob Niemeyer no início do século XX, com base em sua igreja homônima, construída por volta de 1903. O bairro começou a se desenvolver com a abertura de vias de acesso e loteamento de chácaras entre as décadas de 1910 e 1930, consolidando sua identidade e estrutura urbana a partir dos anos 1960.

 

A Igreja

O Comendador Conrado Jacob Niemeyer construiu a Igreja de São Conrado para servir às famílias e trabalhadores  que se estabeleciam na região. A construção dessa igreja foi fundamental para que a área ganhasse seu nome e identidade.

 

A Estrada

Em 1912, o professor Charles Armstrong abriu uma estrada para facilitar o acesso à escola onde lecionava, na Chácara do Vidigal. Essa via, posteriormente alargada e renomeada como Avenida Niemeyer, foi crucial para a ocupação do bairro.

 

Entre as décadas de 1920 e 1930, as propriedades de Conrado Jacob Niemeyer foram loteadas, levando à emancipação do bairro da Gávea e à construção de chalés e palacetes.

 

O Sinal religioso

Serve como uma representação visual do sagrado e das convicções pessoais, muitas vezes dispensando palavras, para comunicar uma mensagem profunda. Ajuda a criar um senso de pertencimento e união entre os membros de uma mesma religião, reforçando a identidade do grupo e sua tradição. 

Sendo assim, para os fiéis, o sinal religioso é um meio de se conectar com o transcendente, com a divindade, e de vivenciar a espiritualidade no dia a dia. Além disso, os símbolos e sinais carregam consigo narrativas, doutrinas e valores éticos daquela fé, servindo como um lembrete constante dos princípios que devem guiar a vida dos seguidores.

No âmbito estritamente religioso, esses sinais desempenham um papel na sociedade e na cultura, marcando territórios, influenciando atitudes e promovendo a comunicação (como no caso do respeito à diversidade religiosa).